Campus Cuiabá certifica alunos do município de Rio Branco

Publicado por: Campus Cuiabá / 22 de Outubro de 2019 às 14:23

Na última sexta-feira (18/10/2019), na Escola Estadual Deputado Francisco Eduardo Rangel Torres - EEDFERT, no município mato-grossense de Rio Branco, o IFMT Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva certificou 50 (cinquenta) concluintes da capacitação promovida pelo Projeto de Extensão intitulado “Preservação de arquivos escolares: vamos colocar a mão na massa...documental?”, aprovado e executado no âmbito do Edital n. 010/2019 - Registro de ações de extensão de livre iniciativa - Edital de Fluxo de Extensão Contínuo.

Sob a coordenação do Prof. Dr. Ed' Wilson Tavares Ferreira, esse projeto de extensão contou com a assessoria pedagógica da Técnica em Assuntos Educacionais, Dr a . Nádia Cuiabano Kunze, e com a participação da Técnica Administrativa em Educação da EEDFERT, Selma Dorriguette de Oliveira, que é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT e quem ministrou as oficinas da capacitação. Esse projeto de extensão refere-se a uma etapa do projeto de pesquisa de mestrado da mestranda Selma, orientado pelo Prof. Dr. Ed’ Wilson no âmbito do PROFEPT, que objetiva elaborar uma metodologia de organização e armazenamento digital dos históricos escolares dos alunos EEDFERT para a preservação e conservação deles.

Assim, no período de maio a outubro de 2019, foram ministradas, sequencialmente, as seguintes oficinas de capacitação:

1. “LEGISLAÇÕES ARQUIVÍSTICAS: NORMAS PARA REALIZAÇÃO DE PESQUISA EM ARQUIVOS ESCOLARES”, com carga horária de 10h;

2. “PATRIMÔNIO DOCUMENTAL: CONCEITOS HISTÓRICOS”, com carga horária de 6h;

3. “CONSERVAÇÃO DE ARQUIVO ESCOLARES: MEDIDAS PREVENTIVAS”, com carga horária de 6h;

4. “REFORMATAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES PARA PRESERVAÇÃO: CONCEITOS TEÓRICOS”, com carga horária de 8h; e

5. “OPERACIONALIZAÇÃO: REFORMATAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES POR MEIO DA DIGITALIZAÇÃO”, com carga horária de 30h.

O projeto de extensão, mediante as suas oficinas de capacitação, foi muito bem recebido e acolhido pela comunidade escolar, contando com a participação de alunos, professores, funcionários e equipe de gestão, inclusive do secretário escolar e do diretor, Me. Flávio dos Santos Souza.

O encerramento das oficinas de capacitação, convergido na solenidade de entrega dos certificados aos concluintes, foi marcado pela emoção e alegria de todos os presentes, especialmente dos pais, perante os depoimento de alunos que externaram o quão importante e significativa foi essa capacitação em suas vidas e para as mudanças já ocorridas na escola, a partir dessa experiência.