Campus Cuiabá Cel. Octayde tem dois projetos aprovados no edital Mulheres e Meninas na Computação, Engenharias e Ciências Exatas e da Terra da Fapemat

Publicado por: Campus Cuiabá / 26 de Maio de 2021 às 12:30

Campus Cuiabá Cel.  Octayde tem dois projetos aprovados no edital  Mulheres e Meninas na Computação, Engenharias e Ciências Exatas e da Terra da Fapemat

A professora Ângela Rocha e a educadora  Nádia Kunze do Campus Cuiabá Cel. Octayde tiveram os projetos de pesquisa aprovados no edital 005/21 da Fundação de Apoio a Pesquisa de Mato Grosso – Fapemat. As pesquisadoras são vinculadas a grupos de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnologica em rede (ProfEPT) e as atividades dos projetos estão inseridos nos esforços do programa.

A pesquisa da professora Ângela Rocha tem como objetivo promover o desenvolvimento educacional de estudantes mulheres por meio de ações teórico-práticas que promovam conhecimentos sobre o sistema construtivo de LSF. O titulo do projeto é Derrubando barreiras - as mulheres e a construção civil do Light Steel Framming (LSF).

“O projeto pretende estimular mulheres de todas as idades pertencentes aos cursos da área de Construção Civil do campus Cuiabá a optarem efetivamente pela carreira nas áreas das ciências exatas e tecnológicas, com ênfase nas áreas da construção civil”, explica a professora Ângela.

Já a pesquisa da educadora Nádia Kunze tem como finalidade  desenvolver um software que identifique quais são os estudantes egressos do IFMT que atuam no Brasil como empresários, sócios de empresas ou como microempreendedores individuais (MEI). O projeto está vinculado ao Grupo de Pesquisa em Ensino Profissional (GPEP) do ProfEPT.

O projeto da educadora Nádia será desenvolvido no âmbito do Laboratório de Pesquisas Especiais  (LAPES) do Departamento de Computação com suporte da Coordenação de Apoio à Qualificação da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação.