Campus Cuiabá Cel. Octayde apresenta proposta de projeto para gestão de acervos histórico ao IPHAN, CAU e secretaria municipal de Cultura

Publicado por: Campus Cuiabá / 11 de Novembro de 2019 às 13:12

Em reunião realizada no último final de semana de outubro, o professor do campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, Pedro Clarindo, apresentou à secretaria municipal de Cultura, ao IPHAN e ao Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo - CAU, a proposta de um projeto de pesquisa para a construção de um sistema de gerenciamento de acervos culturais e documentais.

O objetivo do projeto, num primeiro momento, é disponibilizar para a comunidade documentos e fotos antigas do campus Cuiabá. “A ideia do projeto é criar um sistema que atenda além do campus Cuiabá, com a divulgação do acervo da instituição, outras instituições que precisem gerenciar os seus acervos históricos e documentais”, explicou o professor Pedro Clarindo autor do projeto.

Pedro disse também que a vontade de fazer um projeto de gestão de acervos histórico e documentais surgiu por ocasião das comemorações dos 300 anos de Cuiabá e após uma conversa com a servidora Nadia Kunze que possui pesquisas relacionadas à preservação do acervo da escola. “Essa ideia surgiu quando decidimos propor a uma turma do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet o desenvolvimento de um protótipo sobre os 300 anos de Cuiabá na ótica do IFMT, uma vez que a Instituição é centenária”, salientou.

Participaram da roda de conversas o diretor-geral do campus Cuiabá, professor Cristovam Albano, o arquiteto Ivan Almeida, da Secretaria de Cultura de Cuiabá, as arquitetas Amelia Hitara e Maria Barbara do IPHAN e o arquiteto Carlos Renato da CAU/MT e do Urban Sketechers Cuiabá, além do professor Pedro Clarindo e alunos do quarto semestre de Sistemas para Internet que fizeram inúmeras anotações para desenvolvimento do projeto.

Para o professor Cristovam Albano as parcerias com a sociedade são importantes assim como o desenvolvimento de projeto como o de preservação de acervo histórico. “Um projeto como este que auxilia tanto a organização documental da instituição e também disponibiliza a história de uma escola centenária é fundamental para a preservação da história e para que sirva de referência a outras instituições”, finalizou.

Fotos Pedro Clarindo