Aniversário de 114 anos do Campus Cuiabá Octayde é marcado por homenagens

Publicado por: Campus Cuiabá / 26 de Setembro de 2023 às 13:56

Homenagens, sorrisos e muitas recordações. O dia de trabalho começou diferente no IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, na sexta-feira (22), em virtude das celebrações do Aniversário de 114 anos da instituição.

As atividades tiveram início às 8h com a apresentação da banda do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, orquestrada pelo capitão Josuel Vieira, egresso do campus no período que se chamava Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETFMT). O militar não escondeu a gratidão em poder retornar ao local que o inspirou a entrar para o universo da música.

“Para mim é uma honra voltar ao lugar que iniciou tudo. A gente fica feliz, revive memórias e lembranças, mas também tem o sentimento de gratidão por ter passado por aqui, pois me abriu bastante o horizonte musical. Eu fui para a faculdade, me formei em Música e tudo começou pela Escola Técnica”, afirma.

Além do capitão, outro egresso que prestigiou a celebração foi o senador Welligton Fagundes, que destacou a importância da instituição para a vida profissional de jovens e adultos. "Essa é uma das instituições de maior credibilidade do país. A Escola Técnica Federal é uma referência em Mato Grosso, pois aqui importantes personalidades se formaram. É nessa instituição que se forma a mão de obra de Mato Grosso. Como senador, eu fico feliz de ter sido um aluno e, hoje, estar contribuindo muito para que o nosso IFMT possa oferecer oportunidade a mais de 32 mil alunos em todo o estado".

O IFMT Campus Cuiabá Octayde foi fundado em 23 de setembro de 1909, por meio do Decreto nº 7.566, de autoria do presidente da república Nilo Peçanha. Inicialmente, a instituição foi batizada de Escola de Aprendizes Artífices de Mato Grosso (EAAMT) e tinha como objetivo munir o aluno de uma arte que o habilitasse a exercer uma profissão e a se manter como artífice.

Com o tempo, a escola passou por algumas mudanças e foi denominada de Liceu Industrial de Mato Grosso (LIMT), em 5 de setembro de 1941. Pouco tempo depois, transformou-se em Escola Industrial de Cuiabá (EIC) e, em 1968, ETFMT.

Durante o período em que se chamava ETFMT, teve como aluno o atual secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec. Ele aproveitou o evento para parabenizar os servidores pela influência positiva em sua carreira.

"É muita emoção voltar aqui nessa escola centenária. Desde a entrada até o momento de fala, estou tomado pela emoção. Por essa razão, quero agradecer pelo convite e gostaria de parabenizar todos os servidores pelo trabalho desenvolvido durante esses anos", afirma.

Após a fala das autoridades foi realizado o hasteamento da bandeira, seguido de hino nacional embalado pela banda do Corpo de Bombeiros. Após as formalidades, os participantes puderam saborear um bolo de aniversário ao som das bandas Sambatuk SA e Vicentinos, a última formada por estudantes do IFMT Campus São Vicente.

O reitor do IFMT, Julio César dos Santos, ressaltou que o campus contribuiu ao longo dos anos, de forma satisfatória, para o desenvolvimento do estado de Mato Grosso. “A nossa história de 114 anos começa aqui. É uma instituição que tem contribuído muito ao longo dos anos, das décadas e do século para o desenvolvimento do estado, por meio da educação, da pesquisa, do ensino e da prestação de serviços à comunidade”.

Para o diretor-geral do Campus Cuiabá Octayde Alceu Cardoso, um dos fatores de maior influência para o sucesso do campus foi o trabalho realizado pelos servidores durante esses 114 anos de história.

“O Campus Cuiabá Octayde tem hoje mais de sete mil alunos e é o maior campus do IFMT em Mato Grosso. Isso é graças ao trabalho desenvolvido pelos servidores ao longo desses anos. Por essa razão, eu gostaria de agradecer a todos os servidores aposentados e ativos,  aos alunos e egressos que contribuíram para que o IFMT Campus Cuiabá Octayde se tornasse essa instituição de referência”, destaca.

Outro destaque do evento foi a feira de artesanato e gastronomia. Além dela, o stand de exposição de uma empresa de energia solar divulgou as vagas de emprego abertas, e o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CRT-01) prestou orientações técnicas.

A programação de aniversário encerrou com o anúncio da turma do 3ºB de Eventos como vencedora da Gincana Solidária, por ter arrecadado 388 quilos de alimentos que serão doados às instituições sociais, e com a disputa dos Jogos de Ouro, atração que reuniu atletas e espectadores na quadra poliesportiva do campus.