Alunos do curso de Técnico em Edificações do campus Cuiabá Octayde visitaram as obras de restauração da Casa de Bem-Bem

Publicado por: Campus Cuiabá / 23 de Outubro de 2019 às 14:02

Alunos do curso de Técnico em Edificações do campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva participaram de uma visita técnica as obras de restauração e ao quintal da Casa de Bem-Bem patrimônio histórico da cidade de Cuiabá num Projeto de Educação patrimonial desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá.

A visita foi organizada pelo professor Marcos Valin, coordenador do curso de Técnico em Edificações e envolveu cerca de 45 alunos dos primeiros e terceiros anos em duas etapas nos dias 16 e 23. “E muito importante recebermos esses estudantes e mostrar um pouco da nossa história e do trabalho que estamos desenvolvendo”, afirmou o arquiteto, Daniel Campos, da secretaria de Cultura do município.

Para Natália Ramos, aluna do campus, a visita possibilitou ter mais contato prático com aquilo que se estuda em sala de aula. “Importante sair de sala e ver um pouco daquilo que estudamos ainda mais de forma interdisciplinar como é o caso aqui da casa de bem-bem”, frisou.

Outro aluno de Edificações, Gabriel Manquero, também aprovou a ideia da visita guiada. “Acho um privilégio ver essas construções históricas e como elas eram erguidas. Os conhecimentos interdisciplinares ajudarão muito no meu futuro profissional”, avaliou Gabriel.

Para o professor Marcos Valin, a visita foi muito enriquecedora pois reuniu conteúdos interdisciplinares fundamentais para a formação acadêmica. “Além da obra em si aprendemos também sobre o patrimônio histórico, arqueologia, história regional, gerenciamento de canteiro de obras, entre outros conhecimento importantes para a profissão”, salientou.

Valin disse ainda que a visita foi muito marcante pois reencontrou como responsáveis pela obra dois ex-alunos do campi, os arquitetos Daniel Campos e Bruna Guimarães que fizeram o curso de Tecnologia em Controle de Obras no campus Cuiabá.

Texto: Jones Martinho

Fotos: Edur França