início do conteúdo

Assistência Estudantil

Dentre as ações coordenadas pela CPAE destacam-se o desenvolvimento, a gestão e a avaliação dos programas de Assistência Estudantil disponíveis aos estudantes, que tem o propósito de contribuir com a ampliação das condições de acesso, permanência e êxito dos estudantes. Os recursos para a Assistência Estudantil são disponibilizados pelo Governo Federal através do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) é regulamentado pelo Decreto Nº 7.234/2010. No IFMT a Política de Assistência Estudantil foi implantada pela Resolução CONSUP nº 94/2017 e regulamentada pela Resolução CONSUP nº 95/2017.

Hoje o Campus Cuiabá, Cel. Octayde Jorge da Silva oferta os seguintes auxílios estudantis:

AUXÍLIO MORADIA
Destinado a assegurar o repasse de auxílio financeiro para contribuir com despesas mensais referentes a moradia do(a) estudante oriundo(a) de outros municípios ou aqueles(as) residentes no município de Cuiabá/Várzea Grande e em condições de vulnerabilidade socioeconômica.

AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO
Visa garantir o acesso equânime ao refeitório e à alimentação adequada e possibilitar aos estudantes acesso à alimentação no período em que estão no Campus contribuindo com a permanência e o êxito do estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

AUXÍLIO TRANSPORTE (municipal e intermunicipal)
Tem por finalidade assegurar aos estudantes condições de deslocamento para desenvolver suas atividades acadêmicas, na perspectiva de garantia do direito constitucional de acesso, permanência e conclusão com sucesso do curso iniciado.
Podem concorrer a este auxílio os estudantes que não residem em Cuiabá e, portanto, não tem o passe livre disponível.

AUXÍLIO CULTURA
Consiste no repasse financeiro para contribuir com as despesas do estudante deste Campus que, selecionado em processo seletivo, participa de atividades artísticas e/ou culturais.

COMO ACESSAR OS AUXÍLIOS ESTUDANTIS?
Para acessar esses auxílios o estudante deve se inscrever no processo seletivo publicado por meio de editais no início de cada ano/semestre letivo, no qual constam os requisitos e documentos necessários para a participação.
Os editais são disponibilizados no site do Campus Cuiabá, na página da CPAE nas redes sociais, nos murais do Campus e na CPAE.
A seleção dos estudantes inscritos para os auxílios estudantis é feita mediante análise socioeconômica, sob a coordenação do Assistente Social/Presidente da Comissão Local Permanente de Assistência Estudantil.

Além destes auxílios, repassados diretamente ao estudante, a Assistência Estudantil conta ainda com o custeio da participação dos estudantes atletas em jogos estudantis e participações eventuais em Congressos e similares para apresentação de trabalhos pelo estudante.
A solicitação desses auxílios deve ser requerida pelo docente responsável pelos jogos e/ou evento e sua concessão depende da disponibilidade financeira do recurso da Assistência Estudantil.

BASES LEGAIS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Decreto Nº 7.234/2010 – Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES

Resolução CONSUP nº 94/2017 – Política de Assistência Estudantil

Resolução CONSUP nº 95/2017 – Regulamento IFMT da Política de Assistência Estudantil

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200

Telefone: (65) 3318-1403

Cuiabá/MT