início do conteúdo

Servidora do IFMT compartilha trajetória interdisciplinar na Semana de Jornalismo da Unemat

Publicado por: Campus Cuiabá / 29 de Outubro de 2024 às 17:42

Laís Costa também realizou uma oficina sobre jornalismo socioambiental

A quarta edição da Semana de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Tangará da Serra, teve a participação da jornalista e doutora em História Laís Costa, servidora do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), do Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva. Realizada entre os dias 21 e 25 de outubro, a temática “Comunicação, Jornalismo e Ciência” permeou mesas de debate, oficinas, minicursos, apresentação de resumos expandidos e atividades culturais.

A servidora ministrou a oficina “Cobertura de temas socioambientais em Mato Grosso: desafios e possibilidades de atuação”, na noite de quinta-feira, 24 de outubro. O convite para participação no evento partiu do coordenador do curso de Jornalismo da Unemat, jornalista e professor Gibran Lachowski, que considerou fundamental inserir a temática socioambiental na programação, especialmente no formato de oficina. “Conheci a Laís quando ela atuava no jornalismo socioambiental e a oficina foi o momento ideal para apresentar novas possibilidades de atuação aos nossos estudantes, seja em assessorias de comunicação, organizações do terceiro setor ou em coletivos.”

Para a jornalista-historiadora, o encontro com os estudantes foi muito proveitoso e suscitou em uma troca de experiências sobre o cenário socioambiental mato-grossense. “Aproveitei a oportunidade para compartilhar um pouquinho da minha trajetória de 14 anos no Jornalismo, especialmente em assessorias de comunicação. Destaquei redes e organizações mato-grossenses que utilizam a comunicação de maneira estratégica para mobilizar e informar a respeito do contexto local e regional. Também mostrei algumas pautas sugeridas e publicadas em veículos nacionais e internacionais, como The Intercept, Folha de São Paulo, O Globo, Mongabay, o eco, Mídia Ninja e G1”, disse Laís. 

“Fiquei bem animada com as interações dos estudantes durante a oficina. Duas ex-alunas do IFMT Campus Juína do curso técnico em Meio Ambiente contribuíram com detalhes da região Oeste e assuntos que podem ser pautados pelo grupo.”

Trajetória interdisciplinar no Jornalismo e na História

Já na sexta-feira, 25, a servidora participou da mesa-redonda de encerramento do evento: “Desafios e possibilidades da Comunicação da Ciência e do Jornalismo Científico”, mediada pelo professor da Unemat, Ulisflavio Oliveira Evangelista, e com participação da professora Ana Carolina Araújo Silva, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Laís destacou o caráter interdisciplinar de sua trajetória enquanto pesquisadora: ela é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e tem mestrado e doutorado em História pela mesma universidade. “O interesse pela área da história da imprensa surgiu na graduação e dediquei a dissertação e também a minha tese para compreender aspectos do Jornalismo, em Mato Grosso, e das experiências de vida e trabalho de jornalistas de várias gerações”, concluiu. A dissertação e a tese estão disponíveis para download no repositório da UFMT.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200

Telefone: (65) 3318-1403

Cuiabá/MT