início do conteúdo

Professora do Campus Octayde realiza publicação científica sobre espécie nova de Zamia em periódico internacional

Publicado por: Campus Cuiabá / 26 de Maio de 2023 às 16:37

A professora Dra. Rosane Segalla do Campus Cuiabá - Octayde teve seu estudo publicado no periódico científico internacional Phytotaxa, onde foi capa do Volume 598 Nº. 1 em 19 de Maio de 2023, com a descoberta de uma espécie nova de Zamia. 

Zamia multidentata Calonje, Segalla & R.S.Pimenta, é uma gimnosperma pertencente à família botânica Zamiaceae, com registro de ocorrência conhecida apenas para o Estado do Acre, Brasil. Faz parte de um grupo seleto de plantas consideradas fósseis vivos, com poucos representantes em todo o mundo. É, portanto, uma espécie de planta reliquiosa. 

A espécie foi descrita e ilustrada pela pesquisadora Rosane Segalla e os pesquisadores Ricardo Pimenta, da UNESP, e Michael Calonje, do Cycad Biologist do Montgomery Botanical Center. Zamia multidentata juntamente com Zamia brasiliensis Calonje & Segalla, descrita em 2019, são as primeiras espécies de Zamia endêmicas do território brasileiro. 

Para Rosane Segalla essa publicação tem como marca principal a busca, a persistência e o amor à causa. “Como professora e pesquisadora tenho a expectativa que atividades científicas como essa possam contagiar e entusiasmar nossos estudantes em seus itinerários formativos, como o fez a mim e assim possam acreditar na ciência e no valor de transformação que ela conduz”.  

“Além de ser um achado muito importante para a ciência e a história biológica de Zamiaceae, esse estudo abre possibilidades para outras pesquisas similares, sendo útil também para estratégias de conservação da espécie”, ressalta. 

Como servidora docente, Rosane sempre buscou atuar no ensino, na pesquisa e na extensão, conforme pilares preconizados pelo IFMT. Embora tenha se dedicado a essas áreas, desde o ingresso na rede, foi a partir do afastamento para o doutorado em Biologia Vegetal que pôde plenamente se dedicar à pesquisa. 

Rosane destaca ainda que a oportunidade a possibilitou aperfeiçoar o saber científico por meio da publicação dos cinco capítulos de sua tese envolvendo uma espécie de Zamia e estreitar parcerias com pesquisadores e instituições que resultaram em outras publicações relacionadas à Zamiaceae muito interessantes para a ciência, dentre as quais destacou os achados de outras duas novas espécies: Pharaxonotha cerradensis Skelley & Segalla (2019) e Z. brasiliensis (2019).

 

Confira o artigo: https://www.mapress.com/pt/issue/view/phytotaxa.598.1>.

DOI: https://doi.org/10.11646/phytotaxa.598.1





Imagens: Lafaete V. Lima

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200

Telefone: (65) 3318-1403

Cuiabá/MT