início do conteúdo

IFMT se prepara para transformar Napan em centro de pesquisa e preservação ambiental

Publicado por: Campus Cuiabá / 30 de Setembro de 2024 às 15:40

Servidores realizaram visita técnica ao núcleo, em Poconé, para avaliar a estrutura do local

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) contará em breve com um novo Centro de Pesquisa, Extensão e Inovação do Pantanal. O Núcleo Avançado do Pantanal (Napan) passará por reformas em sua estrutura física para receber programas institucionais, com o objetivo de tornar o espaço um centro de referência para o estudo do bioma local.

O programa vai ao encontro da necessidade de preservação do Pantanal, que nos últimos anos tem sofrido com queimadas, desmatamento ilegal, expansão de garimpos e seca extrema. Esses fatores têm prejudicado a manutenção e reprodução de espécies da flora e fauna, muitas das quais já estão na lista de risco de extinção.

A primeira visita técnica ocorreu nesta sexta-feira (27), com o intuito de identificar os principais problemas do Napan. Atualmente, o Campus Octayde é responsável pela gestão do local. Contudo, com a criação de um programa para captação de recursos, a reitoria institucionalizará o espaço para que todos os campi tenham acesso a ele.

Com o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propes), será realizada a mediação para investimentos e manutenção. De acordo com a coordenadora de extensão do Campus Octayde, prof. Me. Fabiane Batista, o Napan tem um enorme potencial para pesquisa, e o IFMT já conta com pesquisadores interessados. Porém, é necessário planejar a gestão administrativa para manter a unidade ativa.

“Apresentamos a proposta de uso do Napan e o reitor Julio aceitou a ideia de institucionalizar o núcleo, que se tornará um programa. É aqui que entra toda a mediação de gestão do espaço, com captação de recursos e custeio, e a reitoria dará suporte, pois é evidente o nível de complexidade envolvido”, explica Batista.

O pró-reitor da Propes, Epaminondas Magalhães, destacou que a ideia de implantação do programa ainda é recente, e que pesquisadores do IFMT interessados em participar do projeto serão bem-vindos para integrar o grupo e contribuir com a construção da iniciativa. “Os servidores que quiserem se juntar à equipe e colaborar com o programa podem procurar a Propes ou a Extensão do Campus Octayde. Queremos a integração dos 19 campi para construir a ideia do programa”, ressaltou.

Ainda segundo o pró-reitor, a institucionalização do Napan e a criação do programa têm como meta trabalhar com editais específicos para pesquisadores e estudantes, além da captação de recursos via multas judiciais e emendas parlamentares.

Fizeram parte da equipe o pró-reitor de pesquisa, prof. Dr. Epaminondas Magalhães; a coordenadora de extensão do Campus Octayde, prof. Me. Fabiane Mesquita Batista; o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Valtemir Emerêncio do Nascimento; a coordenadora de Apoio à Pesquisa, Raquel Maria Mallezan Ribeiro; o chefe do Departamento de Inovação Tecnológica, Rafael Viegas; e a técnica em Assuntos Educacionais, Silvia Regina Fernandes Vilanova.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200

Telefone: (65) 3318-1403

Cuiabá/MT