IFMT inicia plantio de espécies usadas para confecção de Viola de Cocho (Patrimônio Imaterial Brasileiro)

Publicado por: Reitoria / 20 de Janeiro de 2023 às 15:13

As mudas estão sendo produzidas no Viveiro do Campus Bela Vista.

O IFMT Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva e o Campus Cuiabá Bela Vista iniciaram parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a produção e plantio de espécies que são utilizadas para a confecção de Viola de Cocho (Patrimônio Imaterial Brasileiro). Nesta semana aconteceu a primeira ação de plantio de mudas.

O IPHAN intermediou o contato com o Museu Dom Aquino Correa (Museu de História Natural de Mato Grosso), administrado pelo Instituto Ecos, que disponibilizou uma área às margens do Rio Cuiabá para o plantio.

As mudas que já estão em fase de plantio são de "Ximbuva" (Enterolobium contortisiliquum), que é uma árvore de grande porte e crescimento rápido, utilizada para confecção de violas de cocho e também é recomendada para recuperação de áreas degradadas. Elas estão sendo produzidas no Viveiro do Campus Bela Vista, o qual é fruto de uma parceria com a Reitoria do IFMT e conta com equipe multidiscisplinar.

Nesta ação, participaram, além do diretor do Campus Bela Vista, professor Jairo Luiz Medeiros Aquino Junior, os professores Dorival Pereira e Simone Raquel Caldeira, e os técnicos Rosy Pereira e Silvia Vilanova.

“Essa parceria tem no seu bojo a recuperação de áreas degradadas e o plantio de espécies de árvores que podem ser utilizadas na confecção de violas de cochos. O Museu, em parceria com o Viveiro do IFMT Campus Bela Vista, distribuem mudas de ximbuva para a público visitante, estimulando a manutenção da espécie”, explica o professor Dorival.