início do conteúdo

HeForShe: roda de conversa debate sobre masculinidade e violência contra as mulheres

Publicado por: Campus Cuiabá / 4 de Julho de 2025 às 18:11

O bate-papo teve como público-alvo os estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica 

Auditório lotado, olhares atentos e, em pauta, um assunto de extrema importância: a masculinidade e o enfrentamento à violência contra as mulheres. O diálogo, realizado na Sala de Projeções do IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, na última quarta-feira (02/07), é parte do movimento Eles por Elas (HeForShe), criado pela ONU Mulheres, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres.

Não por acaso, o bate-papo teve como público-alvo os estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, tendo em vista que a participação feminina em cursos de engenharia ainda é menor do que a masculina, apesar do crescimento.

Além dos estudantes, docentes e técnicos-administrativos do IFMT estiveram presentes no encontro e discutiram sobre o tema. Convidado para dialogar com os participantes, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e articulador nacional da Aliança ElesPorElas, Edegar Pretto, destacou que o enfrentamento da violência contra as mulheres é sua causa de vida.

“Essa causa, que me trouxe até aqui, veio de dona Otília Pretto, minha mãe. Eu tenho muito orgulho de ser filho dela, porque ela, a exemplo de tantas Marias Terra, foi uma mulher agricultora que não teve a oportunidade de estudar, fez até a terceira série [do Ensino Fundamental], mas sempre foi corajosa, lutadora e morreu inconformada. Mulheres agricultoras, até a Constituição de 1988, não se aposentavam, não tinham nenhum direito constitucional, não tinham licença-maternidade, porque no documento constavam que eram ‘do lar’. Mesmo tendo todos esses filhos e filhas, ela nunca se aposentou como produtora rural e nunca teve licença-maternidade”, contou Pretto. 

Ele reforçou que o objetivo do movimento é a igualdade entre homens e mulheres. “Sou um militante dessa causa pela igualdade. Nem mais, nem menos, e sim, a igualdade entre homens e mulheres, é o que a sociedade quer. Por quê é tão difícil essa sociedade que a gente quer? Porque existe uma cultura de que o homem é superior. Não por acaso que as mulheres começaram a votar muito tempo depois que os homens, não por acaso que as mulheres começaram a participar de lideranças de empresas depois, tiveram a participação na política muito tempo depois dos homens, porque elas ficaram fazendo o que os homens não faziam.”

Contribuíram para o diálogo a deputada federal e diretora-executiva da Conab, professora Rosa Neide, o deputado estadual Valdir Barranco, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Hilda Regina Pereira Menezes Olea, o pró-reitor de Extensão Frankes Marcio Batista Siqueira, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Valtemir Emerêncio e o professor do IFMT Marcelo Ferreira de Arruda. 

Rosa salientou a importância dos homens darem as “mãos” no enfrentamento à violência contra a mulher e considerou que todos os países que trabalharam de forma conjunta conseguiram obter sucesso na luta. “Essa luta é para reforçar um conceito que o Brasil precisa ter que é de respeito às diferenças, porque nós mulheres somos 52% da população, os outros 48% são nossos filhos. Diante disso, eu questiono por quê tanta barbárie? A irmã de alguém, a filha de alguém, a companheira de alguém tomba morta por um filho de uma mulher, por um irmão de uma mulher.”

Em sua fala, o deputado Valdir Barranco mencionou os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que apontou o estado de Mato Grosso com a maior taxa de feminicídios do país, sendo 2,5 mortes para cada grupo de 100 mil mulheres. Além disso, Barranco leu uma poesia de sua autoria, que clama por justiça diante das vidas interrompidas pela violência de gênero. “Que nós homens possamos aprender a cada dia”, finalizou.

HeForShe

Criado pela ONU Mulheres, em 2014, o movimento ElesPorElas (HeForShe) é um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, e ajudar homens e mulheres a modelarem juntos uma nova sociedade.

Edegar Pretto (PT), ex-deputado estadual do RS e presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foi apontado pela ONU Mulheres como articulador nacional da Aliança HeForShe (ElesPorElas). Pretto é o primeiro homem a assumir o cargo no Brasil.

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200

Telefone: (65) 3318-1403

Cuiabá/MT