Em lançamento, reitor destaca união de forças para ampliar Teresa de Benguela

Publicado por: Reitoria / 6 de Fevereiro de 2023 às 16:58

A solenidade de lançamento do projeto do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), “Teresa de Benguela - Geração de Renda, Autonomia Social e Inserção Feminina no Mundo do Trabalho”, na Câmara de Vereadores da cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade contou com a presença de autoridades locais, estaduais e federais, além de servidores do instituto e membros da comunidade local, futuros alunos do projeto.

A ação busca ofertar qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social por meio de 14 cursos de formação inicial e continuada, e capacitar, por meio de dois cursos, profissionais para incentivar a criação de rede de parceiros para apoio na inserção da mulher no mundo do trabalho, ao desenvolvimento do potencial empreendedor e ao combate à violência doméstica.

“A ampliação desse projeto só tem sido possível pela parceria com diversas instituições, dentre elas, a Assembleia Legislativa, ao aporte de recursos e apoio do Ministério da Mulher, do senador Wellington Fagundes, do governo de MT. Então, graças à união das forças dessas instituições e pessoas estamos conseguindo ampliar esse projeto e atender pessoas das mais diversas regiões de Mato Grosso”, enfatizou o reitor Julio César dos Santos.

Nesta ação serão ofertadas 1520 vagas para mulheres e 480 vagas para profissionais que atuam em redes de atendimento à mulher. Ela faz parte de um programa maior, idealizado e implantado em 2017 e que possibilitou, apenas naquele ano, o atendimento a 329 mulheres em 12 projetos. Ao longo desse período 1370 mulheres foram qualificadas por meio de 47 projetos e três ações.

Em seu discurso na mesa virtual, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira enfatizou o trabalho dos institutos federais em todo o país. Já o senador Wellington Fagundes reafirmou seu empenho, enquanto parlamentar, na contínua busca de recursos para a educação no estado.

O prefeito de Vila Bela, Jacob André Bringsken, se colocou como mais um parceiro do projeto e do instituto. No município, 90 mulheres serão capacitadas em corte e costura e empreendedorismo.

“Agradeço ao IFMT e à ex deputada Rosa Neide, que destinou essa emenda., que estaremos usando para adquirir as máquinas de costura. Mediante projeto aprovado pela Câmara doaremos esses equipamentos a cada uma das formandas do curso. Elas terão seu instrumento de trabalho para poder melhorar sua renda, trabalhar e gerar lucro para sua família”.

Promover autonomia econômica de mulheres

Os cursos serão ofertados nos campi Bela Vista, Várzea Grande, Juína e Pontes e Lacerda. A escolaridade mínima para participação é o Ensino Fundamental I incompleto. O público-alvo são mulheres, maiores de 18 anos, em vulnerabilidade social; preferencialmente inscritas no Cadúnico; chefes de família; em situação de violência doméstica; que tenham como membros do núcleo familiar pessoas idosas ou com deficiência; indígenas; quilombolas; de grupos compostos por povos originários; da agricultura familiar; e migrantes.

Os cursos oferecidos serão: Empreendedorismo, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino, Produção de Mudas Frutíferas e Ornamentais; Panificação Básica; Confeitaria Básica, Marmita: como produzir e comercializar; Fabricação de produtos de beleza; Manicure e Pedicure; Pintura básica e acabamentos; Microempreendedor individual; Produção de Hortaliças em ambiente protegido para mulheres da Agricultura Familiar; A mulher Rikbaktsa na coleta de sementes e produção de mudas; e Corte e costura.

A iniciativa busca gerar produtos, negócios e empreendimentos liderados por mulheres; contribuir na promoção da autonomia econômica e financeira de mulheres em vulnerabilidade social; promover a igualdade de gênero, considerando a dimensão étnico racial, além de contribuir na promoção do empoderamento feminino e no combate à violência contra a mulher.

Participaram da solenidade os pró-reitores Marcus Taques, (Extensão), Epaminondas Magalhães, Pesquisa e Pós-graduação, a gestora do programa Teresa de Benguela, Laura Aoyama, os diretores-gerais dos campi onde serão realizados os cursos, representados na mesa pela diretora do campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste, Vanderluce Machado.

Fotografia: Orismeire Zanelato/IFMT e Angelo Varela/ALMT

Marcadores: ifmt_1