Terminou na quinta-feira (27 de setembro) a 7ª edição dos Jogos Intercurso do Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, com vitória do curso de Edificações. A cerimônia de premiação ocorreu no Ginásio Sabino Albertão, conhecido como Fornão, com a participação dos atletas.
O curso garantiu o hexacampeonato, obtendo o melhor resultado entre as equipes participantes, que incluíam os cursos técnicos integrados em Agrimensura, Edificações, Informática, Eletrônica, Eletrotécnica, Eventos, Secretariado e os cursos superiores reunidos em uma mesma equipe. Esta foi a primeira vez que os estudantes dos cursos de graduação participaram da competição.
Os estudantes tiveram a oportunidade de competir em diferentes modalidades físicas e digitais: voleibol, vôlei de areia, futsal, handebol, basquete, natação, atletismo, xadrez, tênis de mesa, toque no ombro, Rocket League, Valorant, FIFA e Mortal Kombat.
O Intercurso do IFMT é uma promoção do Instituto, viabilizada pela organização voluntária dos estudantes, juntamente com o Departamento de Educação Física e a Diretoria de Ensino do campus. Assim como nos anos anteriores, o empenho dos estudantes voluntários foi fundamental para a realização do evento, que enfrentou diversos desafios. Além de elaborar a programação, as modalidades e os regulamentos, os voluntários também foram responsáveis pela arbitragem dos jogos, com certificação.
Como explica Henrique Severino da Cunha, estudante do 7º período do curso de Engenharia de Controle e Automação e membro da comissão organizadora do evento. “Nós nos desdobramos em mais de uma função para tornar tudo possível! Apesar do grande número de participantes nos jogos, enfrentamos algumas dificuldades em gerenciar, com uma comissão pequena, já que éramos apenas 10 estudantes para o evento.”
Ana Beatriz Schuindt, estudante do 4º semestre do curso de Engenharia da Computação e também integrante da comissão organizadora, destacou inovações no funcionamento dos jogos: “As inscrições foram feitas pelo Copa Fácil, uma plataforma gratuita que gerencia campeonatos esportivos, incluindo a comunicação dos resultados, a classificação e o pareamento de forma imparcial e sem intervenção.”
Difícil foi não ser contagiado pela animação dos estudantes durante a semana do evento. Foram mais de 400 atletas, com cerca de 312 meninos e 157 meninas marcando presença nas modalidades físicas e presenciais. O curso de Edificações foi o que teve o maior número de atletas, somando 71 estudantes.
Para a estudante do 3º ano do curso de Edificações, Amanda Fernandes, participar de eventos esportivos como o Intercurso é um privilégio: “Desde sempre, o esporte tem sido uma paixão para mim, principalmente o basquete, que eu amo de coração. Além de praticar na escola, busco oportunidades fora, já que em Cuiabá as opções de times são limitadas, especialmente para as meninas, que acabam focando em outras áreas. O esporte, para mim, é mais do que apenas competição; é uma forma de desenvolver disciplina e preparar não só para os jogos, mas também para a vida.”
“O atletismo é outro esporte que me desafia e ensina a importância do foco. Eu costumo dizer para as meninas que, ao entrar na pista, não importa o que aconteça ao redor, a única coisa que conta é correr e dar o máximo de si. No revezamento, por exemplo, você tem que se dedicar a cada segundo dos 100 metros, mesmo quando as pernas estão cansadas. É uma prova de força mental, de não olhar para trás, não se distrair com o que está ao lado, mas seguir em frente até cruzar a linha. Essa determinação e concentração são qualidades que o esporte me ensina todos os dias”, destaca.
André Victor Lúcio, estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação, começou a jogar vôlei durante o ensino médio no IFMT, em 2018. “Foi o melhor Intercurso que já participei. Foi muito divertido, e a animação da equipe fez toda a diferença na competição!” afirmou André, destacando a importância do espírito de equipe na conquista.
Saldo de Medalhas:
VII INTERCURSO