Curso de Redação Oficial e Elaboração de Documentos Técnicos será de 24 a 26.05

Publicado por: Reitoria / 22 de Maio de 2023 às 15:59

Capacitação possibilitará aos servidores do IFMT o aprimoramento das habilidades de escrita,
visando à produção de documentos claros e consistentes.

O auditório da reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) será palco do curso de Redação Oficial e Elaboração de Documentos Técnicos nesta semana. Uma iniciativa da Escola de Formação (Esfor), o treinamento ocorrerá de 24 a 26 de maio de 2023, das 14h às 18h, com carga horária total de 20 horas e será realizado na modalidade híbrida, permitindo a participação presencial e online dos servidores.

O curso, ministrado pelo professor Thiago Augusto Ferreira, tem como público-alvo os servidores da reitoria, com 9 vagas disponíveis, e do gabinete dos campi da Baixada Cuiabana, com 6 vagas disponíveis. Esta é a primeira turma, devido à grande demanda, está prevista uma nova formação no segundo semestre de 2023, para atender aos campi do interior.

Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre atos administrativos, compreendendo conceitos, atributos, pressupostos de validade, classificação, espécies e extinção. Além disso, serão abordados os fundamentos da redação oficial, a estrutura do padrão ofício e os diferentes tipos de documentos técnicos.

Fortalecer a Comunicação e a Eficiência na Produção de Documentos

O professor doutor Thiago Augusto explica que o objetivo é proporcionar aos participantes um aprimoramento em suas habilidades de escrita, visando à produção de documentos claros e consistentes.

“Durante o treinamento, os servidores serão conduzidos à reflexão e ao debate sobre a elaboração de documentos no contexto dos atos administrativos, além de terem a oportunidade de revisar os elementos de estruturação de documentos oficiais e explorar opções que contribuam para o desenvolvimento de argumentos consistentes”.

Espera-se que, ao final do treinamento, os participantes estejam aptos a refletir criticamente e a adotar uma nova perspectiva na produção de documentos no âmbito do IFMT, além de implementarem as ações necessárias para aplicar os conhecimentos adquiridos na melhoria da redação de seus textos.