Centro de Idiomas abre 900 vagas para estudantes e servidores; inscreva-se

Publicado por: Reitoria / 30 de Maio de 2023 às 13:51

São diversas opções de idiomas para cursar, incluindo: Inglês Norte-Americano, Inglês, Espanhol, Alemão, Francês, Francês Canadense, Italiano, Holandês e Português de Portugal

A Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), divulga o processo seletivo para preenchimento de 900 vagas no Centro de Idiomas - IFMT Idiomas. Dessas vagas, 800 são destinadas a estudantes de qualquer nível educacional, enquanto 100 vagas são reservadas para servidores.

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de junho de 2023, através do formulário disponível em: https://forms.gle/ht3ij1qqFMhhy2Ms5

Os cursos de línguas estrangeiras oferecidos serão gratuitos, sem taxa de inscrição, e serão realizados exclusivamente na modalidade à distância, de forma assíncrona, através de uma Plataforma Educacional de Autoaprendizagem.

A seleção para as vagas destinadas a estudantes e servidores do IFMT será feita com base nos critérios de elegibilidade, que serão comprovados por meio de documentação, além da análise da "carta de motivação".

Os candidatos aprovados terão a oportunidade de escolher entre diversas opções de idiomas para cursar, incluindo: Inglês Norte-Americano, Inglês, Espanhol, Alemão, Francês, Francês Canadense, Italiano, Neerlandês (Holandês) e Português de Portugal.

As atividades na plataforma terão início em 17 de julho de 2023.

Carta de Motivação

A "carta de motivação" deve ser escrita em língua portuguesa, conter entre 20 e 30 linhas, e apresentar argumentação sobre as seguintes questões: experiências prévias, virtuais ou presenciais, de contato com o idioma (2,5 pontos); razões para aprender o idioma (2,5 pontos); relevância dessa formação para a vida pessoal e/ou profissional (2,5 pontos); aspectos positivos do aprendizado remoto de idiomas (2,5 pontos).

O resultado final do processo seletivo será publicado no dia 30 de junho, nos endereços eletrônicos do IFMT: https://ifmt.edu.br/inicio/  e https://internacional.ifmt.edu.br/

Intercâmbio no Canadá

No dia 31 de julho de 2024, o IFMT lançará o Edital de Seleção para Intercâmbio de curta duração no Canadá, com o objetivo de aprimorar a língua inglesa e proporcionar uma vivência intercultural. As despesas do intercâmbio serão custeadas pela área internacional do IFMT.

A previsão é que o intercâmbio ocorra em novembro de 2024.

Serão selecionados 19 discentes, um de cada campus do IFMT e cinco servidores.

Estudantes elegíveis para participar da seleção:

• Atingirem, no mínimo, o nível B2 (intermediário) em Inglês ou Inglês Norte-Americano;
  • Realizarem os testes de nivelamento;
  • Apresentarem, pelo menos, 70% de frequência na plataforma de Idiomas;
  • Estiverem efetivamente matriculados em algum dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFMT, durante o segundo semestre de 2024.

Servidores elegíveis para participar da seleção:

• Realizarem os testes de nivelamento;
  • Apresentarem pelo menos 70% de frequência na plataforma de Idiomas
  • Não tiverem sofrido nenhum tipo de penalidade administrativa nos últimos cinco anos.

A lista dos candidatos elegíveis será divulgada na cerimônia online de encerramento do ano letivo da turma 2023/2024, conforme estipulado no cronograma do Edital 111/2023.

Para mais informações como pré-requisitos para inscrição, funcionamento da Plataforma, Certificação, leia o Edital 111/2023 - Seleção para Centro de Idiomas, abaixo ou no link:

Dúvidas e informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail: idiomasifmt@ifmt.edu.br