Geopantanal 22 a 26 de Outubro

Início: 22 de Outubro de 2016 às 08:00

Término: 26 de Agosto de 2016 às 18:00

Publicado em: Campus Cuiabá / Local do evento: Hotel Deville Prime

Simpósio destaca uso de geotecnologias no Pantanal

Evento abrange assuntos sobre a região do entorno do Pantanal e recebe trabalhos feitos em outras áreas úmidas que possam ser aplicados ao bioma

Cursos, palestras e apresentações de trabalhos técnicos que visam difundir o conhecimento científico sobre o bioma pantaneiro estarão no 6º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, o GeoPantanal. A edição 2016 será realizada de 22 a 26 de outubro no Hotel Deville Prime, em Cuiabá, no Mato Grosso. A programação completa e as datas para a submissão de estudos  no site do evento https://www.geopantanal.cnptia.embrapa.br/organizacao.php.

Promovido a cada dois anos por meio da parceria entre Embrapa Informática Agropecuária, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o simpósio ainda conta neste ano com a colaboração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). As atividades devem atrair cerca de 200 participantes interessados no uso de geotecnologias para estudos no Pantanal, entre profissionais e estudantes de nível técnico, graduação e pós-graduação.

O evento também abrange assuntos sobre a região do entorno do Pantanal, localizada tanto no Brasil como na Bolívia e no Paraguai, e recebe trabalhos desenvolvidos em outras áreas úmidas que possam, de alguma maneira, ser aplicados ao Pantanal. Os estudos apresentados serão publicados posteriormente nos Anais do congresso. Os melhores trabalhos farão parte de uma edição especial da Revista Geografia.

O GeoPantanal, além de oferecer discussões e workshops sobre esse bioma, estabelece o contato entre estudiosos nacionais e internacionais, possibilitando o fomento de pesquisas e cooperações nas áreas de agropecuária, agricultura, gestão ambiental, recursos energéticos, educação ambiental, geologia, mineração, monitoramento de fauna, recursos hídricos, sustentabilidade, turismo, estudos de vegetação, zoneamento, entre outros temas.

A última edição do simpósio, realizada em novembro de 2014, contou com a participação de 170 estudantes e profissionais, além de palestrantes da Argentina e dos Estados Unidos e atrações culturais que valorizam as tradições pantaneiras. Ao todo, foram apresentados 103 artigos técnico-científicos, escritos por 363 autores oriundos de 73 instituições de ensino de 13 estados brasileiros. Os melhores trabalhos foram premiados e 16 deles foram publicados na Revista Geografia Qualis A2.

Nadir Rodrigues (MTb/SP 26.948)
Informática Agropecuária
informatica-agropecuaria.imprensa@embrapa.br

Colaboração: Beatriz Guimarães