Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE

O NAPNE é vinculado à Coordenação de Políticas de Diversidade e Inclusão - CPDI/ Reitoria e no âmbito do Campus à Diretoria de Ensino, sendo formado pela equipe multiprofissional do Campus, lotada na CPAE, e demais servidores da Comunidade Escolar, constituída mediante Portaria emitida pelo Campus Cuiabá.
O NAPNE visa a articulação de pessoas, instituições, e ao desenvolvimento de ações de implantação e implementação do Programa TEC NEP no âmbito interno, envolvendo gestores, sociólogos, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, orientadores educacionais, técnicos administrativos, técnicos em assuntos educacionais, docentes, discentes e pais com o objetivo de criar na instituição a cultura da "educação para a convivência", aceitação da diversidade e, principalmente, buscar a quebra das barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais.

OBJETIVOS DO NAPNE:
a) sensibilizar a comunidade escolar para a convivência com a diversidade e a promoção da acessibilidade física, pedagógica, atitudinal e comunicativa;
b) identificar e atender as pessoas com necessidades específicas do IFMT;
c) conhecer, na comunidade externa, as pessoas com necessidades específicas;
d) promover a inclusão de pessoas com necessidades específicas no IFMT e no mundo do trabalho;
e) estabelecer parcerias com instituições, órgãos representativos e de atendimento às pessoas com necessidades específicas;
f) acompanhar a aplicação da legislação vigente relativa aos direitos das pessoas com necessidades específicas.

SERVIÇOS OFERTADOS PELO NAPNE:
a) apoio psicopedagógico especializado para estudantes com deficiência e/ou necessidades específicas;
b) realização de oficinas e rodas de conversa sobre necessidades específicas;
c) oferta anual de oficina de LIBRAS para iniciantes;
d) avaliação para a concessão de armários de forma emergencial, mediante a apresentação de laudo médico;
e) promoção, articulada com a CPAE e demais setores do Campus, de palestras, seminários e demais ações informativas e intervencionais sobre necessidades específicas e inclusão.

EQUIPE DO NAPNE:
Henriett Marques Montanha - Presidente
Arivan Salustiano da Silva
Denise Stopa de Castro
Edna Cristina Vitor França
Leandra Costa Ferreira Duarte
Nádia Louise Dias de Sousa Freitas
Rheanni Fátima Sempio de Souza Rocha
Sherman Walter Soares da Silva
Silvia Regina Fernandes Vilanova
Vania Cecilia da Luz Cezarino
Vania Regina de Souza