Coordenação de Políticas de Apoio ao Estudante - CPAE

A Coordenação de Políticas de Apoio ao Estudante (CPAE) tem o propósito de contribuir com a ampliação das condições de acesso, permanência e êxito dos estudantes, atentando às demandas educacionais de modo a identificar, encaminhar e acompanhar situações relacionadas à questões sociais, psicológicas e pedagógicas que interferem no processo de ensino-aprendizagem.

Com foco nesse propósito a CPAE tem como objetivos principais:
a) realizar ações para minimizar situações de vulnerabilidade socioeconômica, principalmente mediante o acesso aos auxílios estudantis;
b) implementar programas, projetos e ações que desenvolvam a autonomia e o protagonismo do estudante no processo de ensino e aprendizagem;
b) desenvolver, articulada com os demais setores da instituição, ações visando a permanência e êxito dos estudantes;
c) promover espaços de discussão e desenvolvimento de programas e projetos que contribuam para a inclusão social;
d) facilitar a participação dos estudantes no espaço escolar, fomentando a participação política e cidadã;
f) desenvolver ações voltadas à prevenção de doenças e promoção da saúde física e mental.

Hoje a CPAE disponibiliza os seguintes serviços:

Didático Pedagógico: acompanhamento do rendimento escolar dos estudantes; avaliação e intervenção em caso de problemas de aprendizagem; intermediação do processo comunicativo entre discentes e docentes; monitoramento do ensino; assistência geral ao discente; esclarecimento de dúvidas e encaminhamento de demandas.

Serviço Social: orientação sobre os direitos sociais e estudantis; gestão, planejamento, monitoramento e avaliação de programas e serviços na área de Serviço Social; coordenação da disponibilização de auxílios financeiros aos discentes (transporte, moradia, alimentação, etc); realização de acompanhamento social, quando necessário, a Comunidade Escolar; elaboração de relatório, parecer e laudo na área de Serviço Social; realização de análise socioeconômica dos estudantes para fins de concessão de auxílios estudantis emergenciais; visita domiciliar quando necessária.

Psicologia Escolar: orientação sobre questões relacionadas aos cuidados com a saúde mental; escuta qualificada e avaliação de demandas relacionadas ao sofrimento emocional e a transtornos de aprendizagem, articulando intervenções em equipe e/ou encaminhamentos à rede municipal de saúde ou de assistência psicossocial; participação em intervenções psicopedagógicas, articulada com o setor pedagógico; orientação profissional/vocacional; desenvolvimento de programas de prevenção em saúde mental; visitas domiciliares quando necessárias.

Tradutor e Intérprete de Libras: tradução e interpretação da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais e vice-versa, dos enunciados escritos ou orais no contexto escolar (aulas, palestras, eventos, informações, vídeos institucionais, etc); produção de materiais didáticos em LIBRAS; apoio ao NAPNE, a equipe multiprofissional e a CPAE quanto às políticas de apoio às pessoas com necessidades específicas e ao estudante no âmbito escolar; participações em comissões; desenvolvimento de Projetos de extensão na área de LIBRAS.

Contatos e Horário de Atendimento da CPAE:

E-mail: apoioaoestudante@cba.ifmt.edu.br
Site: http://cba.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/formularios-para-alunos-campuscuiaba/
Facebook: https://www.facebook.com/apoioaoestudanteOCTA/
Horário: segunda a sexta-feira - das 07h00 às 19h00

Coordenadora: Edna Cristina França
Contato: edna.franca@cba.ifmt.edu.br
Horário: segunda a sexta-feira - das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00

Assistente em Administração: Vânia Regina de Souza
Contato: vania.souza@cba.ifmt.edu.br

Assistente Social: Sherman Walter Soares da Silva
Contato: sherman.silva@cba.ifmt.edu.br
Horário: segunda a sexta-feira - das 13h00 às 19h00

Psicóloga Escolar: Henriett Marques Montanha
Contato: henriett.montanha@cba.ifmt.edu.br
Horário: segunda a sexta-feira - das 07h00 às 13h00

Tradutor Intérprete de Linguagem de Sinais – LIBRAS: Leandra Costa Ferreira Duarte
Contato: leandra.ferreira@cba.ifmt.edu.br
Horário: segunda a sexta-feira - das 07h00 às 13h00

Obs. Para agendamento dos serviços disponibilizados em horários diferentes desses informados procurar a CPAE.

Estagiários:
Serviço Social: Larissa Correa de Melo