Workif Pesquisador estimula integração entre bolsista e professores dos campi do IFMT

Publicado por: Campus Cuiabá / 27 de Novembro de 2019 às 11:22

O Workif Pesquisador se tornou uma excelente oportunidade de integração entre os alunos bolsistas e professores dos diversos campi do IFMT, afirmou a diretora de Pesquisa, Inovação, Extensão e Pós-graduação do campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, professora Simone Caldeira ao avaliar o evento que terminou hoje, 27, com a apresentação dos projetos de Inovação Tecnológica no campus Sorriso-MT.

O campus Cuiabá apresentou cinco projetos de Inovação Tecnológica na modalidade PICTH, onde o bolsista e o pesquisador precisam demostrar a aplicação prática do projeto. “O PICTH tem uma visão diferenciada, é para ‘vender’ um produto. Faz o aluno enxergar de forma diferente aquilo que ele desenvolveu no projeto. No PITCH é preciso entregar um produto final que solucione um problema apresentado na construção da pesquisa”, Explicou Simone.

Simone destacou ainda que o Workif Pesquisador representa uma oportunidade única aos alunos que muitas vezes são vistos como referência pelos colegas por participarem de pesquisas na escola. “Essa oportunidade que estamos proporcionando aos alunos é um aprendizado essencial na sua formação profissional. Os alunos passam a enxergar novas possibilidades, eles aprendem cooperação e percebem que ninguém é uma ilha. A resposta pode estar no outro”, destacou.

Segundo o aluno Yuri Grapeggia, que apresentou um projeto de Saúde de Estruturas, a presença no Workif Pesquisador foi muito importante. “É interessante mostrar para outras pessoas que fazemos pesquisas no campus também, e que essas pesquisas nos ajuda a se desenvolver profissionalmente, e isso é fundamental pois conheci novas ideias, outras pesquisas. Esse contato com outros profissionais não se aprende em sala de aula”, frisou.

Na avaliação do diretor-geral substituto do Campus Cuiabá, professor Marcos Vinícius Santiago, a pesquisa no IFMT está no caminho certo. “Percebemos pela brilhante organização do evento pelo campus Sorriso e pela Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação e também pelo engajamento de professores, alunos e servidores, que a pesquisa está no caminho certo no IFMT”, finalizou.