VI SEMASEC: Acadêmicos de Secretariado organizaram evento com debate acerca da formação continuada

Publicado por: Reitoria / 2 de Maio de 2016 às 14:52

Acadêmicos(as) do quinto e sexto semestre do Curso de Bacharelado em Secretariado Executivo do IFMT - Campus Cuiabá realizaram no último sábado (30/03) a sexta edição da Semana do Secretariado. O evento aconteceu no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá-MT, e reuniu estudantes, professores e profissionais da área, que debateram a formação continuada e seus desafios.

A abertura do evento contou com a presença do reitor do IFMT, José Bispo Barbosa, dos pró-reitores de pesquisa e inovação, de ensino, de extensão (Wander Miguel de Barros, Ghilson Ramalho Correa, Levi Pires de Andrade, respectivamente); do diretor de planejamento executivo, Willian de Paula; do diretor do Campus Cuiabá, Nelson Ito Suzuki; diretores e coordenadores do Campus e do curso.

"O Curso de Bacharelado em Executivo do IFMT foi avaliado com nota máxima pelo INEP, o que demonstra sua qualidade; os profissionais formados pelo curso de Secretariado da instituição se destacam no mundo do trabalho, como, por exemplo, em importante concurso público realizado recentemente, os oito primeiros colocados na área foram formados pelo IFMT", destacou o reitor do IFMT, José Bispo.

Durante sua fala, o reitor do IFMT afirmou a excelência do curso e a organização do evento, e aproveitou para lançar um desafio à coordenação do curso e ao Campus: de propor a implantação de um curso de pós-graduação em secretariado executivo, iniciando com uma especialização, mas já almejando a oferta de um mestrado profissional. O desafio foi prontamente aceito pela coordenadora do curso, Dejenana Keila Oliveira Campos. "O desafio está aceito!", exclamou a coordenadora.

"Este evento foi totalmente realizado por nossos acadêmicos, que planejaram, mapearam, discutiram, ou seja, um evento acadêmico, tendo como tema a formação continuada e seus desafios", completou Dejenana Campos.

Com uma programação cultural, sorteios e homenagens, o evento também emocionou os presentes, com a presença dos professores aposentados Antonio Beloto e Maria do Perpétuo Socorro, que receberam placas em homenagem e agradecimento pelas contribuições que deram ao curso de Secretariado. Houve ainda um momento poético, comandado pela professora Marli Terezinha Walker. As palestras que sucederam trataram dos temas: "Secretariado Executivo: a formação continuada e seus desafios", com Maria Bernadete Lira Lieuthier, Presidente da Federação Nacional das Secretárias e Secretários (FENASSEC); "Mesa-redonda - Os Múltiplos olhares da Formação Continuada e Qualificação Profissional do Secretariado Executivo", mediado por Willian de Paula e com participações de Sônia Regina Guimarães da Fonseca (Coach e Consultoria), Isis Catarina Martins Brandão (Arquivologia), Karla Cristina Sousa Oliveira (Docência), Izilda Freire (Eventos), Ivone de Oliveira Lima (Pesquisa aplicada Secretariado Executivo), Ariadne Fabienne e Silva de Jesus Carvalho (Taquigrafia), Amarília Mathilde da Silva (Assessoria).

No período da tarde, o evento discutiu "Os Impactos do Novo Código de Processo Civil na Sociedade", com Everton Benedito dos Anjos; "A Voz do Profissional de Secretariado Executivo", com Andréia Cristina Munzlinger dos Santos; e a Palestra "Prepare-se para voar mais alto!", com Ana Emília Sotero. Fechou o evento com grande animação e talento, a dupla de humoristas Nico & Lau que, como de costume, arrebatou a plateia com suas piadas e carisma.

Ascom/Reitoria/IFMT