Terceiro dia do Workif terá quatro mesas-redondas: educação antirracista, extensão no IFMT, políticas públicas e o papel dos IFs para o desenvolvimento

Publicado por: Reitoria / 25 de Março de 2021 às 10:09

Nesta quinta-feira (25/03), no terceiro e último dia do Workif, será marcado por quatro mesas-redondas: educação antirracista, extensão no IFMT, políticas públicas e o papel dos IFs para o desenvolvimento. As transmissões irão ocorrer em dois canais do Youtube: IFMT.Oficial e CREaD IFMT.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Erineudo Canuto, falou a criação de mesas-redondas é para oportunizar uma ampla discussão sobre uma determinada temática. “Desta forma, conseguimos reunir profissionais de renome discutindo num mesmo espaço sobre uma temática, compartilhando suas experiências, vivências e conhecimentos”, destacou Canuto.

Além das mesas-redondas, no período da manhã durante o Workif, ocorreram as apresentações dos 370 trabalhos aprovados. Foram criadas 25 salas distribuídas por temáticas, tendo uma média de oito salas por dia. As transmissões ocorrem pelo google meet.

Canal IFMT.Oficial

A primeira mesa-redonda ocorrerá das 14 às 16 horas, sendo promovida pelo NUMDI com o tema “A educação antirracista: a urgência de práticas para o presente”, a mesa será composta pelos professores Adilson Oliveira (NUMDI/IFMT), Luana Soares (SEDUC/MT), Wilma Coelho (UFPA) e mediada pela Profª Keila Sachimbombo.

A mesa falará sobre práticas pedagógicas para se pensar a transformação do espaço escolar para um lugar de relações horizontais entre alunos e servidores de todos os setores, e de respeito verdadeiro à pluralidade étnica.

A segunda mesa-redonda tratará sobre o Programa Teresa de Benguela com o tema “Extensão no IFMT – Inclusão Social pelo Programa Teresa de Benguela”. O programa é focado em oferecer educação empreendedora para mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social.

Segundo o moderador, Joelias Silva Pinto Júnior, essa educação empreendedora vem por meio de uma capacitação técnica em empreendedorismo para ensiná-las a fazer alguma atividade econômica e usar essa renda para superar suas vulnerabilidades.

“O tópico principal dessa mesa-redonda é uma entrevista gravada feita com a ex-aluna do programa, Raquel Amorim, integrante do projeto “Aromas e Encantos”. Ela fez um relato sobre o que o curso proporcionou para se sentir um ser social. Raquel relatou ainda que tinha depressão e síndrome do pânico, quando começou o programa”, conta Joelias.

O mediador da segunda mesa-redonda destacou que a ex-alunos precisou ao participar do programa enfrentar a problemática que estava vivenciado. “Ela superou a depressão,  conseguiu criar um negócio e está com ele até hoje. O nome da empresa é “Querida, “Queridoca” que vende sabonetes artesanais, essenciais aromatizantes para casa e shampoo”. A entrevista será transmitida durante a mesa-redonda, e após algumas falas gravadas da ex-aluna serão feitas perguntas aos demais membros da mesa redonda.

Participam da mesa-redonda: Dra. Angela Santana de Oliveira (IFMT), Marta Luíza Santos (IFMT), Lea mediador: Me. Joelias Silva Pinto Júnior (IFMT), Lea Paula Morais (Ativa Incubadora/IFMT).

Canal CREaD IFMT

Na primeira mesa-redonda, pelo canal do Youtube CREaD IFMT, às 14 horas será com o tema “Políticas públicas: um olhar sobre a cidade e o campo”. A mesa redonda aborda diferentes aspectos do tema. Participantes: Dra. Graciela Cruz Jiménez (UAEMex) em espanhol; Dr. Júlio Correa de Resende Dias Duarte (IFMT), Ma. Ana Cristina Trevelin (Secretária Municipal de Meio Ambiente de Bonito/ MS) e os mediadores:  Me. Rejane Pasquali (IFMT) e Dr. Daniel Fernando Queiroz Martins (IFMT).

A professora Graciela Cruz Jiménez da Universidade Autônoma do Estado do México apresentará alguns exemplos do México relacionados ao turismo, à cultura e à solidariedade no contexto das políticas públicas.

O professor Júlio Resende abordará aspectos relacionados ao ensino, sobretudo na necessidade de construção de currículos integrados com a pesquisa e extensão. A Secretária de Meio Ambiente de Bonito Mato Grosso do Sul, Ana Cristina Trevelin vai enfocar aspectos relacionados às políticas ambientais e como o ambiente natural pode ser integrado ao processo de desenvolvimento, a partir de políticas públicas integradoras e inteligentes com o setor produtivo.

Na segunda mesa-redonda “O papel dos IF para o desenvolvimento: experiências regionais”, das 19h30 às 21h30, foram convidados professores de Institutos Federais de diferentes regiões do País para apresentar como os institutos que estão vinculados agem em prol do desenvolvimento em suas regiões. Participantes: Esp. Alexsandra Pinheiro Vasconcelos (IFPA); Ma. Adriana da Igreja (IFC); Dra. Veruska Chemet Dutra (IFTO); Dr. Aristides Faria Lopes dos Santos (IFSP) e a mediadora, Dra. Nádia Cuiabano Kunze (IFMT).

O intuito é que cada um traga suas experiências locais, apontando os resultados exitosos em diferentes áreas. A professora Alexsandra abordará questões a partir das experiências de Ensino na região Norte. A professora Adriana trará os exemplos do IFC com a participação dos alunos do ensino médio e o envolvimento com as comunidades. O professor Aristides do IFSP exemplificará a integração com os municípios, sobretudo na questão da gestão dos territórios e, por fim a professora Veruska do IFTO apresentará as experiências do Tocantins relacionadas ao meio ambiente, à responsabilidade social e ao envolvimento com as comunidades tradicionais.