“Temos que nos preparar”, afirma aluna após palestra sobre violência contra a mulher promovida pelo Campus Cuiabá

Publicado por: Campus Cuiabá / 3 de Março de 2016 às 12:08

“Temos que nos preparar”, afirmou a aluna do 1º ano de Secretariado, Stephanie Nunes (15), ao avaliar a importância da palestra A Violência contra a mulher na contramão dos Direitos Humanos promovida pela parceria entre o Núcleo de Qualidade de Vida do campus Cuiabá e professores do Departamento das Áreas de Base Comum, na tarde do dia 01, que reuniu servidores e estudantes dos primeiros anos dos cursos de Secretariado e Edificações, no auditório do colégio Estadual Presidente Médici.

Stephanie e outras alunas disseram também que desconheciam essa realidade. “Parece que a violência está impregnada na mentalidade da nossa sociedade, não sabia disso”, declarou. O evento foi aberto com a palestra da Promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues, que apresentou imagens retratando a violência sofrida pela mulher em Cuiabá. “É preciso denunciar e não aceitar qualquer tipo de violência”, recomendou a promotora.

Em seguida a pesquisadora da UFMT, Vera Lucia Bertolini falou sobre a questão de gênero e como a sociedade ainda trata a mulher. “Nossa sociedade ainda é machista e conservadora, a violência contra a mulher sempre foi invisível”, destacou Vera Lúcia. Para finalizar o evento a Professora do Campus Cuiabá, Dra. Gislaine Crepaldi abordou a sua pesquisa desenvolvida em presídio e como a violência torna-se reproduzida.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Qualidade de Vida do Campus Cuiabá, Amarília Mathilde da Silva, o evento foi muito positivo pois teve como objetivo possibilitar aos estudantes um espaço de reflexão sobre a violência, em específico a violência contra a mulher. . “Nosso objetivo era chamar a atenção para esse assunto, fazer com que os estudantes percebam quando estão sendo vítimas e denunciar, bem como oportunizar conscientização do crime e os tipos de violências ainda sofridas pelas mulheres na sociedade”, finalizou.