Sorriso é primeira cidade do interior a sediar WorkIF: evento que iniciou ontem segue até quarta-feira com programação voltada a pesquisadores e bolsistas

Publicado por: Reitoria / 26 de Novembro de 2019 às 12:28

Mesas-redondas, apresentações orais e pitch de ideias são a estrutura-base do maior evento científico do IFMT, que foi aberto em Sorriso na noite de ontem (25) e segue até amanhã (27). Em sua sexta edição, o Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso inaugura o formato WORKIF – PESQUISADOR: uma proposta de interiorização da divulgação científica em Mato Grosso que foi adaptada aos desafios logísticos e orçamentários que acompanham uma ação dessa envergadura.

As características do novo formato e a importância das instituições que executam e promovem o desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil estiveram presentes nas palavras das autoridades presentes na solenidade de abertura do evento.  Além disso, a atuação do IFMT nos municípios onde o Instituto está instalado foi exaltada pelo prefeito de Sorriso, Ari Lafin, que manifestou os agradecimentos da população sorrisense ao IFMT “por estar nos dando pessoas preparadas para o mercado de trabalho, porque se hoje empresas estão vindo para Sorriso - que era um grande desafio nosso - é porque nós temos o Instituto Federal de Mato Grosso".

Classificado como “um marco para a nossa instituição”, nas palavras do reitor do IFMT, professor Willian Silva de Paula, o WORKIF- PESQUISADOR é uma vitrine de que reúne aproximadamente 180 trabalhos fomentados por organizações como CNPq e Fapemat e desenvolvidos no âmbito do IFMT. Ao agradecer o trabalho da equipe responsável pela organização do evento e dos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), o professor Willian afirmou que exibir à comunidade as pesquisas desenvolvidas no âmbito da instituição é um passo fundamental “para que cada vez mais a gente possa mostrar para a sociedade o nosso papel, a nossa missão [...] e a qualidade dos nossos profissionais”.

Após a solenidade de abertura, o evento seguiu com a primeira mesa-redonda da programação, que reuniu representantes do IFMT e da Unemat no debate sobre Pesquisa e Inovação, abrangendo "Novo Marco Legal, Lei de Inovação, Perspectivas e Possibilidades".

Hoje (26), a programação segue com a realização de outras mesas-redondas no período da manhã e apresentação dos trabalhos orais, divididos por área do conhecimento, no período da tarde. As atividades desta terça-feira terminam com uma apresentação cultural às 18h.

Para amanhã, último dia do evento, o Workshop vai realizar seu primeiro pitch de ideias, que é um formato direcionado à exibição dos projetos de pesquisas tecnológicas dos editais de Inovação tecnológica com maior dinamismo.

O IFMT é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - uma instituição pública que oferece educação profissional e tecnológica gratuitamente à população mato-grossense.

Outros eventos em Sorriso:

Além do WORKIF, nesta semana o IFMT Campus Sorriso também sedia a VII Jornada Científica de Pesquisa e Extensão (Jocipe), que começa na quarta-feira (27) à noite, e que reúne trabalhos desenvolvidos no Campus. A Jocipe ainda traz, como eventos satélites, o Circuito de Arte e Cultura e a III Mostra de Inovação de Alimentos do IFMT Campus Sorriso.

Ainda, na sexta-feira, as porteiras da Fazenda Experimental do Campus Sorriso estarão abertas à comunidade para a apresentação dos resultados obtidos na Unidade Demonstrativa de Agroecologia em 2019, em uma ação que integra IFMT, Clube Amigos da Terra (CAT) e Sebrae além de outros parceiros importantes para a unidade.

Dieison Guisolfi / IFMT - Campus Sorriso