Revista Prática Docente do IFMT é qualificada com Qualis B2 em Ensino

Publicado por: Reitoria / 16 de Junho de 2017 às 11:00

A Revista Prática Docente (RPD) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), com sede administrativa no Campus Confresa, foi qualificada com qualificada com o Qualis B2 na área de Ensino, além de B5 em Ciências Ambientais e B5 em Ciência Política e Relações Internacionais.

O objetivo da Revista é dar visibilidade à produção científica em todas as áreas relacionadas ao Ensino produzida em âmbito regional, nacional e até internacional, e assim contribuir para a consolidação do ensino, pesquisa e extensão do IFMT, bem como funcionar como instrumento de divulgação de estudos e pesquisas realizadas por autores e/ou grupos nacionais e internacionais. A divulgação desses estudos visa contribuir e fortalecer as áreas que sustentam os pilares da Educação: Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

Atualmente a RPD é indexada em várias bases de dados nacionais e internacionais, sendo elas: Actualidad Iberoamericana (base científica chilena), Periodicos, Crossref, Google Acadêmico, Livre, Microsft Academic, Scilit (base científica suíça), Ibict e Sumários.org.

A Revista RDP nasceu de um projeto protocolado na Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação do IFMT – Campus Confresa e registrado na PROPES, no início do ano de 2016.  Desde então foram várias as atividades desenvolvidas para que ocorresse o lançamento desse periódico, sendo a primeira edição lançada em dezembro de 2016 e a segunda prevista para julho de 2017.

A revista se propõe também dar visibilidade aos resultados de projetos de pesquisa financiados pelo IFMT, por meio da PROPES e seus Campi, com parceria externas com FAPEMAT, CNPq, entre outros, por meio dos editais de seleção de projetos realizados.