Reitor Eleito propõe ao Consup reestruturação administrativa do IFMT

Publicado por: Reitoria / 19 de Março de 2021 às 19:13

O Reitor eleito do IFMT, Prof. Julio Santos, se reuniu nesta sexta-feira (19), com o Grupo de Trabalho (GT) do Conselho Superior (CONSUP), para apresentar sua proposta de Reestruturação do Arranjo Institucional do IFMT, que tem como objetivo modernizar a gestão e dar resposta para a mitigação dos impactos da pandemia na vida institucional.

Essa proposta apresenta a justificativa para mudanças no organograma da reitoria do IFMT. Na alta gestão, o Reitor eleito propõe criar a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Propessoas), a Diretoria Sistêmica de Planejamento (DSPlan) e a Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidades (DSAEstudantil).

Essas mudanças foram possíveis pela reordenação dos cargos e funções já existentes. Não foram criados cargos ou funções novos e, portanto, não haverá aumento de despesas ao erário público. Para criar a Propessoas, por exemplo, será preciso extinguir a Pró Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin).

Segundo o Prof. Julio Santos, todas as propostas de mudanças foram amplamente discutidas durante o processo de escolha do Reitor e dos 18 diretores-gerais de Campi, mas ainda é preciso ampliar esse diálogo, agora sob a condução do Consup.

“As alternativas para mitigar os impactos da pandemia na vida institucional e a força-tarefa para assegurar a permanência estudantil dependem de uma reestruturação na reitoria e da ampliação dos espaços democráticos. A saída para tudo o que estamos vivendo só pode ser coletiva,” afirma o reitor eleito.

A democratização é um ponto de destaque na proposta de reestruturação. O reitor eleito propõe que o Colégio de Dirigentes (CODIR) retorne à condição de consultivo, conforme diz a Lei 11.892, e vai criar, no Regimento Geral, os Fóruns Democráticos das políticas institucionais: Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão; o Fórum de Assistência Estudantil; e o Fórum de Educação a Distância.

O presidente do Grupo de Trabalho, Gilcélio Peres, informou os próximos passos a partir da próxima semana. “Hoje o grupo de trabalho recebeu as propostas de alteração do regimento geral vindas do reitor eleito. O Consup irá disponibilizar esse material para a comunidade debater no período de 22 de março a 12 de abril, quando a comunidade poderá se manifestar sobre a condução dessa proposta de reestruturação do regimento geral,” finalizou.

Conheça a proposta de Reestruturação do Arranjo Institucional do IFMT no anexo abaixo: