Reitor do IFMT e o Diretor do Campus Cuiabá apresentam Instituto Federal a estudantes da Escola Estadual Pascoal Ramos

Publicado por: Reitoria / 6 de Dezembro de 2017 às 14:40

Os estudantes da Escola Estadual Pascoal Ramos, localizada no bairro de mesmo nome em Cuiabá (MT), tiveram, na última sexta-feira (01/12), a oportunidade de conhecer um pouco melhor o Instituto Federal de Mato Grosso, sua estrutura, história e oferta de cursos nos 19 campi, em um canal direto com reitor do IFMT, professor Willian de Paula e o Diretor do Campus Cuiabá, professor Cristovam Albano.

Os cursos ofertados, as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas, como o JIFMT, Células Empreendedoras, Fórum de Educação Empreendedora foram alguns dos assuntos abordados pelo reitor Willian e pelo diretor Cristovan durante as palestras ao longo do dia. Eles também apresentaram um vídeo e participaram de um bate-papo com estudantes e docentes.

A visita do IFMT na escola se estendeu durante o dia inteiro até parte da noite. Foram reuniões com estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio, dos nonos anos do Ensino Fundamental, líderes de turma dos 7º e 8º anos, e professores. No período noturno, os alunos fizeram uma apresentação da fanfarra e uma exposição de trabalhos artísticos para a equipe do IFMT. Tudo isso após nova rodada de conversa com cerca de 40 pessoas, entre funcionários e a comunidade escolar (pais e familiares de alunos), sobre a possibilidade de realização de projetos em parceria com o IFMT.

A dona-de-casa Ivani Correa relatou que a filha chegou em casa após a aula “simplesmente encantada. Isso me motivou a decidir participar à noite e conhecer melhor essa escola federal para apoiar minha filha”, revelou a mãe de Giovana Correa, do 9º ano.

A estudante Thais Guarim, 16 anos, contou que a apresentação a motivou a querer estudar no IFMT. “Não tenho palavras, foi demais! Eu não tinha essas informações sobre o IFMT”. Já a aluna Thayanara Costa, 15 anos, considerou uma honra o reitor e um diretor geral estarem presentes na escola e falarem diretamente com os alunos. “Nos sentimos muito privilegiados de ter a presença deles aqui. Eles nos incentivaram a pensar de uma forma diferente. Estou com vontade de estudar lá, principalmente porque eles falaram que existe a possibilidade de ofertar em 2019, o curso de Educação Física”, disse Thaynara.

O estudante Kelvin Marllon Figueiredo Oliveira, 18 anos, comentou que a palestra foi proveitosa e ele descobriu que existem cursos técnicos e superiores. “Fiquei sabendo que posso utilizar a nota do Enem. Além disso, existe um vestibular próprio da instituição”, comemorou Kelvin.

O reitor do IFMT, professor Willian de Paula, afirmou que a visita nasceu de uma proposição do diretor da Escola Estadual Pascoal Ramos, Valdemar Gomes e do professor Francis, em estreitar laços com o Instituto Federal. “Viemos para falar da nossa instituição, mas principalmente prevendo projetos futuros, entre o Campus Cuiabá, e estreitando também os laços com o campus Bela Vista, para que os alunos tenham conhecimento que esse acesso é para o filho e a filha do trabalhador e alunos oriundos de escola pública”, disse Willian de Paula.

O reitor destacou que o objetivo do IFMT é fortalecer a Instituição, ao mostrar para a comunidade o que o Instituto pode ofertar para seu desenvolvimento. Willian de Paula salientou que a receptividade dos alunos foi muito boa, que eles têm conhecimento da instituição, mesmo não sendo em toda a sua dimensão, como dos cursos profissionalizantes, dos técnicos subsequentes e cursos superiores de tecnologia.

O Diretor do Campus Cuiabá, Cristovam Albano, fez uma avaliação positiva da visita e ressaltou que a instituição tem que se aproximar do público que atende. “Nada mais justo do que conhecer a comunidade, até para termos um direcionamento dos nossos trabalhos para atender essa comunidade onde estamos inseridos”, frisou Albano.

O diretor sinalizou para a escola que o campus Cuiabá, com sua vasta oferta de cursos em diversas modalidades, tem interesse em receber esses alunos. Ele se comprometeu em liberar a ida de um ônibus da instituição até a unidade de ensino para uma visita guiada ao Campus para os estudantes conhecerem de perto a estrutura da instituição, seus laboratórios, salas de aulas e quadras de esportes.

“Assim eles poderão fazer uma escolha mais assertiva dos cursos que desejam fazer. Pretendemos mostrar as modalidades de ensino que oferecemos, como ensino médio integrado, subsequente, superior e pós-graduação. A ideia é atingir, não apenas o aluno, mas a comunidade como um todo”.

Para o diretor da Escola Estadual Pascoal Ramos, Valdemar Gomes, a visita foi “um sonho antigo realizado. A periferia fica muito distante do Instituto. Como ex-aluno sei a importância do Instituto Federal na formação de nossos jovens. Moramos numa comunidade muito carente e, com esta visita, a distância diminui”, disse Gomes.

O diretor contou que ao se reunir com o reitor falou da falta de perspectiva dos alunos e queria que eles sonhassem  mais. “Surgiu a ideia da visita e ele prometeu que viria pessoalmente. Estou honrado e é importante isso acontecer. Esperamos que o intercâmbio se repita, para que nossos alunos tenham essa possibilidade de crescimento”, disse, emocionado, o diretor.

O coordenador Domingos França, conhecido carinhosamente por Francis, revelou que a vinda do IFMT foi aguardada com bastante ansiedade. “Estou aqui desde o ano passado e tenho batalhado por essa oportunidade de ampliação dos campos de estudos dos alunos. Todas as parcerias que pudermos trazer para somar conosco é bem-vinda e só tem a contribuir com a nossa escola”, frisou Francis.