Reitor do IFMT assina Termo de Concessão com Fapemat resultado da aprovação de projetos de pesquisa de servidoras do Campus Cuiabá Cel. Octayde

Publicado por: Campus Cuiabá / 8 de Julho de 2021 às 13:58

No Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico o reitor do IFMT, Júlio Santos e o diretor geral do Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, Alceu Cardoso assinaram o Termo de Concessão referente aos projetos de pesquisa da professora Ângela Rocha e da educadora  Nádia Kunze,  aprovados em edital da Fundação de Apoio a Pesquisa de Mato Grosso – Fapemat.

O edital, que teve como objeto amparar projetos de pesquisa nas áreas de exatas, engenharia e computação coordenados e executados por mulheres, prevê o repasse de R$ 151,7 mil para o desenvolvimento dos dois projetos. Confira abaixo.

Para o reitor Júlio Santos, é um orgulho assinar o termo de parceria no dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Cientifico. “Os pesquisadores estão de parabéns, pois trará uma contribuição tanto no aspecto de formação técnica quanto no resultado social que é a melhoria da qualidade de vidas das pessoas envolvidas”, afirmou Júlio.

Já o professor Alceu Cardoso disse que a escolha do dia para a assinatura do termo de concessãoa é para demonstrar a importância da pesquisa e da extensão no Campus Cuiabá. “A assinatura neste dia é uma forma de reconhecer a atuação do pesquisador dentro do Campus e também serve  para estimular outros pesquisadores a desenvolveram projetos de pesquisa e extensão”, destacou Alceu.

Alceu frisou também que sua gestão vai se empenhar para valorizar e ampliar as ações do tripé ensino, pesquisa e extensão.  “Temos como uma de nossas metas ampliar a participação dos alunos de ensino médio em projetos de pesquisa e extensão. Vamos trabalhar muito para que aquele professor que nunca teve um projeto de pesquisa e extensão aprovado,  possa começar a fazer pesquisa e extensão de fato ”, Destacou Alceu.

Os projetos aprovados

A pesquisa da professora Ângela Rocha tem como objetivo promover o desenvolvimento educacional de estudantes mulheres por meio de ações teórico-práticas que promovam conhecimentos sobre o sistema construtivo de LSF. O titulo do projeto é Derrubando barreiras - as mulheres e a construção civil do Light Steel Framming (LSF).

“O projeto pretende estimular mulheres de todas as idades pertencentes aos cursos da área de Construção Civil do campus Cuiabá a optarem efetivamente pela carreira nas áreas das ciências exatas e tecnológicas, com ênfase nas áreas da construção civil”, explica a professora Ângela.

Já a pesquisa da educadora Nádia Kunze cujo titulo do projeto é  Software de mapeamento de estudantes egressos com atuação profissional empresarial, tem como finalidade  desenvolver um software que identifique quais são os estudantes egressos do IFMT que atuam no Brasil como empresários, sócios de empresas ou como microempreendedores individuais (MEI).

O projeto da educadora Nádia será desenvolvido no âmbito do Laboratório de Pesquisas Especiais  (LAPES) do Departamento de Computação com suporte da Coordenação de Apoio à Qualificação da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação.