Reitor defende participação de TAE's em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão

Publicado por: Reitoria / 14 de Junho de 2021 às 17:12

O reitor Julio César dos Santos, encaminhou, nesta segunda-feira (14), à Procuradoria Especializada junto ao IFMT, o ofício 184/2021, no qual solicita nova análise e pronunciamento dessa Procuradoria quanto a participação de servidores técnicos-administrativos (TAE's) deste instituto na condição de coordenador de projetos de ensino, pesquisa e extensão e, consequentemente, no recebimento de bolsas e taxas de bancadas.

Para o reitor Julio César dos Santos, esse novo parecer, além de promover um avanço local, poderia encabeçar uma articulação nacional.

“A mudança desse entendimento será de extrema importância no sentido de agregar valor aos nossos projetos de ensino, pesquisa e extensão e ampliar, muito, a nossa capacidade de execução desses projetos, que são de extrema relevância para a comunidade interna e externa,” defendeu o reitor.

“Na verdade, o interesse da gestão na defesa do direito do técnico fazer os projetos e receber as bolsas é melhorar a nossa capacidade de ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade tanto para a comunidade interna de estudantes, quanto para a comunidade externa”, completou.

Anteriormente, a Procuradoria manteve afastado o direito ao recebimento de bolsa de forma direta, facultando apenas bolsas oriundas da Fundação de Apoio.

Esse documento cita levantamento do cenário atual na Rede Federal e Universidades, no qual verificou-se que quatro instituições de ensino superior ofertam bolsas com orçamento próprio, para TAE's coordenadores de projetos de ensino, pesquisa ou de extensão: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, do Ceará, do Sertão do Pernambuco e a Universidade Federal do Amazonas.

De acordo com o ofício, dos 88 projetos de extensão, desenvolvidos nos últimos três anos, que tiveram TAE's exercendo funções de coordenação e/ou apoio a projetos, todos foram concluídos com êxito e qualidade nas atividades, gerando conhecimento aplicado na sociedade.

O reitor argumenta que esta gestão vem buscando fomentar políticas de ensino, pesquisa e extensão, pautadas na participação isonômica de todos os servidores, independente da carreira.

Finalmente, duas metas do plano #Esperançar, para os 100 primeiros dias de gestão, abordam essa temática: melhorar as condições de trabalho dos docentes e dos técnicos administrativos do IFMT e regulamentar as atividades de ensino e de pesquisa à política de valorização das atividades de ensino, pesquisa e extensão – PVPE.

Acesse a íntegra do ofício 184/2021 abaixo: