Projeto usa Guerra Fria e Corrida Espacial para explicar física e geoprocessamento

Publicado por: Campus Cuiabá / 14 de Abril de 2016 às 10:56

Terminou hoje, quinta, uma série de quatro encontros resultados da atividade de extensão “Guerra Fria e Corrida Espacial: entre satélites e foguetes” realizado pelo Geotec com objetivo de discutir conteúdos de Geotecnologia a partir da Tecnologia Espacial Aplicada. A atividade foi organizada e promovida pelos professores Roberto Vianconi (Geoprocessamento), Wescley Luiz de Souza (Física), Lucio Angelo Vida (Física) e Sandro Lima Santos (Sociologia).

Os encontros do projeto foram realizados em março e tiveram como inspiração o documentário “Corrida Espacial”, produzido pela BBC, como explicou o professor Sandro. “A partir da exibição dos quatro episódios do documentário foi feita uma abordagem interdisciplinar de um tema transversal, no caso, os satélites, possibilitando uma integração de conteúdos da área de História, de Física, de Geopolítica e de Geoprocessamento.”, afirmou.

A cada encontro do projeto era exibida uma parte do documentário seguida de uma contextualização histórica e de uma discussão relacionada ao conteúdo de Física. Ao longo de março os alunos assistiram aos seguintes episódios “Corrida dos foguetes”, “Corrida dos Satélites” e Corrida pela Sobrevivência". Nesta quinta, 14, foi exibido o último episódio “Corrida para a lua”.

“Com o filme foi possível explicar aos alunos o surgimento e a evolução da tecnologia dos satélites no contexto sócio-histórico e geopolítico do final da 2ª Guerra Mundial e ao longo da chamada Guerra Fria. Essa abordagem possibilitou inserir conteúdos de física, tais como, magnetismo terrestre, força da gravidade, propulsão e empuxo entre outros”, explicou os professores de Física Wescley e Lucio Angelo.

Já o professor Roberto Vianconi disse que o projeto, ainda no começo, foi surpreendente. “Fiquei surpreso com a presença, participação e envolvimento dos alunos com a temática. Tenho certeza que teremos importantes desdobramentos na compreensão dos conteúdos em sala de aula”, frisou. O Geotec é um Grupo de Estudos formado por alunos e professores do Departamento de Área de Base Comum e Construção Civil.