início do conteúdo

Professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGen (Mestrado Acedêmico) IFMT/UNIC publicam artigo científico em revista científica com a maior qualificação na área de educação-ensino

Publicado por: Campus Cuiabá / 7 de Junho de 2017 às 15:37

Professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGen (Mestrado Acedêmico) IFMT/UNIC publicam artigo científico em revista científica com a maior qualificação na área de educação-ensino

Como parte da divulgação científica, o Prof. Dr. Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra publicou neste mês de maio o artigo intitulado: “Juventudes, Educação do Campo e Formação Técnica: um estudo de caso no IFMT” na Revista Científica Educação & Realidade, cuja avaliação Qualis/CAPES é a maior na área de educação (A1) e a segunda na área de ensino (A2). Para além do crescimento individual e do currículo pessoal, o professor afirma que “a publicação dos resultados das pesquisas de mestrados e doutorados, que são realizadas no âmbito da instituição e também sobre a mesma, contribuem para a avaliação institucional e para se pensar os rumos da rede federal de ensino”. Reafirma também sobre “a importância dos investimentos pela PROPES-IFMT na pesquisa e da política de afastamento pela Lei dos Servidores para que possamos nos dedicar as nossas pesquisas, contribuindo com a divulgação científica e fortalecendo nossos mestrados institucionais.

Sendo o segundo artigo publicado sobre sua tese de doutorado que abordou a temática: “Educação do campo no IFMT – Campus São Vicente: desafios da construção de uma educação dialógica”, finalizada em 2014 no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/IE da UFMT, sob a orientação da Profª Drª Michèle Tomoko Sato, que é referência em Educação Ambiental no Brasil.

Seu primeiro artigo abordou a temática: “IFMT - Campus São Vicente: traços de uma educação tecnicista em 'conversas' com a Educação do Campo” no ano de 2015 na Revista Eletrônica Documento/Monumento. O professor Ronaldo ainda afirma que as parcerias entre o IFMT e outras Instituições de Ensino Superior – IES do Estado de Mato Grosso são fundamentais. O docente atua como Pesquisador Colaborador do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte – GPEA/UFMT (https://gpeaufmt.blogspot.com.br), no qual faz parte também a Profª Drª Imara Quadros, docente do Mestrado em Ensino – PPGEN – IFMT/UNIC (https://propes.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/mestrado-em-ensino/), que estas parcerias fortalecem as pesquisas colaborativas e intercâmbios da instituição com grupos de pesquisas consolidados. o Prof. Dr. Geison Jader Melo, coordenador do Mestrado em Ensino é coautor do trabalho e ressalta que publicações desta natureza consolidam o próprio programa.

Link para download do artigo:https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362017005001103&lng=pt&nrm=iso&tlng=en

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200

Telefone: (65) 3318-1403

Cuiabá/MT