Professora de geografia do campus Cuiabá lança livro sobre urbanização da capital

Publicado por: Campus Cuiabá / 26 de Agosto de 2019 às 11:12

A professora de geografia do campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva, Jucineth do Espirito Santo Vital de Carvalho lançou no último sábado, 24, um livro sobre Memórias de Urbanização Cuiabá (1968-2000), retratando o loteamento Quarta-Feira na história urbana de Cuiabá. A pesquisa que culminou com a produção do livro resultou da Dissertação de Mestrado, realizada na UFMT, no Programa de Pós-Graduação em História (2000-2002).

Jucineth Carvalho é docente do ensino médio e superior há 28 anos. No IFMT leciona Geografia desde 2008. Atua também na área de ensino e pesquisa nos seguintes temas: estudo de fronteiras, urbanização, sociedade e meio ambiente, questões e impactos socioambientais, educação e sociedade.

A pesquisa sobre a urbanização urbana de Cuiabá foi desenvolvida a partir da história oral de moradores, de narrativas e análise documental, com um recorte da ocupação do antigo loteamento Quarta-Feira, hoje, transformado em diversos bairros, dentre os quais: Alvorada, Consil e Senhor dos Passos.

“Abordo, neste trabalho, o referido movimento de ocupação do solo urbano e os seus desdobramentos no contexto da urbanização de Cuiabá, a formação de significativos eixos urbanos na capital do Estado de Mato Grosso, bem como, alguns impactos dos movimentos migratórios, suas contribuições, embates e contradições refletidas no meio social, político, econômico e cultural da paisagem citadina”, explica professora Jucineth.

Professora Jucineth possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1991), Mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002) e Doutorado em Sociologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2017).