Professor do Campus Cuiabá lança livro sobre Avaliação de Ambientes EaD no Rio de Janeiro

Publicado por: Campus Cuiabá / 12 de Maio de 2017 às 14:10

O professor do Departamento de Informática do Campus Cuiabá, Constantino Dias da Cruz Neto, lançou nesta quinta (11) o livro intitulado "Estudo Avaliativo de um Curso a Distância" no auditório da Faculdade Cesgranrio no Rio de Janeiro.

O livro traz os procedimentos e resultados de uma avaliação realizada no curso de Sistemas para Internet, semipresencial, da UAB/IFMT e que foi elaborada a partir dos seus estudos em nível de mestrado, no programa de Mestrado Profissional em Avaliação, concluído em 2015.

A obra, que está vinculada à série de avaliações publicadas a partir das produções dos estudantes da pós-graduação da faculdade, foi desenvolvida junto com a Doutora Maria Beatriz Bettencourt, professora do programa de pós-graduação da Cesgranrio e orientadora do trabalho.

Para o professor Constantino, os resultados obtidos com a avaliação apontaram que mudanças deveriam ser implementadas na execução do projeto pedagógico do curso, com vistas a melhorarias na aprendizagem dos estudantes. Segundo Constantino, o curso "mudou algumas práticas a partir da turma que entrou em 2015 e os benefícios foram sentidos pelos estudantes quase que imediatamente".

O professor, que atualmente cursa doutorado em São Paulo, conta que além dos benefícios diretos para o curso, a avaliação realizada rendeu o livro e duas apresentações de trabalho em eventos internacionais sendo uma delas no workshop de educação a distância realizado na Universidade de Columbia na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, em junho de 2015. "Foi a oportunidade de levar o nome e as práticas realizada no Campus Cuiabá para divulgação no meio acadêmico-científico internacional. Esta ação destaca a preocupação da gestão em melhorar a qualidade dos cursos oferecidos, por meio da pesquisa e avaliação de suas práticas na comunidade escolar", ressalta Constantino.

Sobre o curso

O curso de Tecnologia em Sistemas para Internet semipresencial, isto é, ministrado na modalidade de educação a distância, é gerenciado pelo Departamento de Informática do Campus Cuiabá e é mantido em conjunto com o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) do MEC CAPES, prefeituras e Governo do Estado. Atualmente ofertado em mais de 11 polos de apoio presenciais em Mato Grosso, o curso tem cerca de 600 estudantes matriculados e tem como coordenador o professor Mestre Rothschild Alencastro Antunes. Para mais informações, acesse: ead.ifmt.edu.br.