PROEX: Reitor do IFMT assina Termo de Cooperação Técnica com a Cooperativa Agrícola Mista (REDECOOP)

Publicado por: Reitoria / 21 de Dezembro de 2015 às 11:53

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, professor José Bispo Barbosa, assinou na última sexta-feira, dia 18 de dezembro, em seu gabinete, o Termo de Cooperação entre o IFMT e a Cooperativa Agrícola Mista (REDECOOP) referente ao desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão, e a concessão de estágio curricular. Participaram da reunião, o presidente da REDECOOP, Hudson Saturnino dos Anjos, o Pró-Reitor de Extensão, Levi Pires Andrade, o Diretor de Ensino do Campus Bela Vista, Deiver Alessandro Teixeira e a médica veterinária e responsável pela certificação sanitária na REDECOOP, Karoline Costa Amorim.

O Termo de Cooperação Técnica tem por objetivo proporcionar aos alunos regularmente matriculados no Instituto Federal, oportunidades de estágio, sem vínculo empregatício, nas unidades atendidas pela REDECOOP, bem como a realização de Pesquisas Aplicadas e Extensão Rural, nas áreas de competência das partes, mediante o desenvolvimento de atividades de análises laboratoriais de alimentos, análises sensoriais de alimentos, análises fisico-químicas e microbiológicas de água, assistência técnica ao setor agrário e agroindustrial, conforme planos de trabalhos específicos.

A REDECOOP também tem como atribuição prover o IFMT de materiais e reagentes necessários para o desenvolvimento de análises fisico-químicas de alimentos, de acordo com o interesse das partes e dos planos de trabalho específicos.

O Pró-Reitor de Extensão, Levi Pires Andrade, explicou que o Termo de Cooperação Técnica representa um diálogo importante com a sociedade na medida em que possibilita a interlocução da pesquisa, o ensino e a extensão com a comunidade, em especial com os pequenos produtores no setor agrícola e agroindustrial do estado de Mato Grosso.

“Esse termo é uma grande ação extensionista que foi conduzido pela PROEX. Está previsto como primeira ação, realizar análise de alimentos em um mini-lacticínio em Nossa Senhora do Livramento que será conduzido pelo Campus Bela Vista”, disse Levi Pires Andrade.

O Reitor do IFMT, professor José Bispo Barbosa, destacou que o Campus Bela Vista é o primeiro a iniciar as atividades do Termo de Cooperação com a REDECOOP. Ele explicou que o termo é um convênio no formato “guarda-chuva”, ou seja,  outros campi que tiverem interesse podem participar.

O presidente da REDECOOP, Hudson Saturnino dos Anjos, informou que a cooperativa tem sede em algumas cidades onde tem interesse que o IFMT possa estar atuando também, como Pedra Preta (Avicultura Alternativa/Mini-laticínio), Reserva do Cabaça (Avicultura Industrial) e Campus de Júlio (mini-frigorifico de peixe).