PROEN: Abertas as inscrições para o processo seletivo para cadastro de reserva de alunos bolsistas no Campus Cuiabá do Programa PET AutoNet

Publicado por: Reitoria / 27 de Março de 2017 às 09:13

O Instituto Federal de Mato Grosso, por meio da Pró-Reitoria de Ensino torna público aos estudantes do IFMT – Campus Cuiabá e pertencentes das áreas de Eletroeletrônica e Informática, a abertura do edital nº 06/2017 - PROEN para o Processo de Seleção de Cadastro Reserva de alunos bolsistas do Programa de Educação Tutorial – PET. As inscrições serão realizadas no período de 27 de março a 27 de abril de 2017, por meio da entrega, na Coordenação das Áreas de Eletroeletrônica ou Informática, do Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva, a documentação solicitada no edital.

De acordo com o planejamento anual 2017 do PET AutoNet verifica-se que muitos integrantes do grupo estão chegando na fase final dos seus respectivos cursos de graduação, propiciando a abertura de vagas para novos integrantes bolsistas. Com o propósito de evitar a descontinuidade das atividades do grupo, este edital destina-se ao cadastro de reserva dos candidatos classificados para o preenchimento das vagas à medida que as mesmas forem surgindo ao longo do ano de 2017.

O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, com tutoria de um docente e participação de professores colaboradores, orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão. O Programa tem como objetivos:

• Desenvolver atividades acadêmicas com padrão de excelência, mediante a atuação de grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;
  • Contribuir para a elevação da qualidade da formação dos estudantes de graduação, a diminuição da evasão e a promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • Promover a formação de profissionais de elevada qualificação acadêmica, científica, tecnológica e cultural;
  • Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;
  • Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania ativa e pela função social da educação superior;
  • Estimular a vinculação dos grupos a áreas prioritárias e a políticas públicas e de desenvolvimento, assim como a correção de desigualdades sociais e regionais, e a interiorização do programa.

Os alunos selecionados na modalidade bolsista receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), oriundos de recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e depositados em conta corrente especifica.

Estão aptos a participar desse edital, os alunos do IFMT – Campus Cuiabá, prioritariamente, dos Cursos de Tecnologia em Sistema para Internet, Automação Industrial e Redes de Computadores. Caso haja vaga(s) excedente(s), alunos de outros cursos, Engenharia da Computação e Engenharia de Controle e Automação, deste edital poderão preenchê-la(s) de acordo com a classificação final do aluno neste processo seletivo.

Os pré-requisitos para participar da seleção são:

• Fazer a inscrição no período indicado nesse edital;
  • Estar regularmente matriculado e cursando os Cursos que trata esse edital a partir de 2015/1 até 2016/2 para os Cursos de Tecnologia e a partir de 2015/1 até 2016/2 para os Cursos de Engenharia.
  • Apresentar coeficiente de rendimento acadêmico mínimo igual a 6,0;
  • Para os candidatos que realizaram aproveitamento de disciplina, apresentar o rendimento que possibilitou o aproveitamento.
  • Não possuir mais que 2 (duas) reprovações;

O processo seletivo constará de duas etapas eliminatórias: Etapa I (Análise do histórico escolar e do exame de redação) e Etapa II (Entrevista).

A redação do processo seletivo constará de produção de uma carta de motivação. O gênero textual da carta tem por objetivo indicar a intenção de participar de um determinado trabalho, emprego, projeto e, etc. Na carta a ser produzida para a seleção de que trata este Edital, o candidato discorrerá sobre os motivos que o levam a pleitear uma bolsa do PET AutoNet e mostrará os prováveis desdobramentos decorrentes de sua participação no Programa.

O resultado da Etapa I será divulgado a partir do dia 02 de maio de 2017 no quadro de avisos das Coordenações das Áreas de Eletroeletrônica e Informática, nos sites do IFMT/Campus Cuiabá e do PET AutoNet.

Somente poderão participar da Etapa II, os estudantes que forem aprovados na etapa I. A entrevista de avaliação de aptidão para as atividades e objetivos do PET AutoNet será realizada a partir do dia 08 de maio de 2017 em local e horário a serem definidos posteriormente. A entrevista poderá ser realizada no idioma inglês, caso o candidato preferir.

Serão classificados os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 6,0 (seis) em cada uma das etapas da seleção. O resultado final será obtido pela média aritmética das Etapas I e II e a divulgação será a partir do dia 15 de maio de 2017.