Palestra Magna de Encontro Internacional de Turismo Brasil/México apresentou desafios e potenciais no intercâmbio entre IFMT e UAEM

Publicado por: Campus Cuiabá / 9 de Abril de 2019 às 11:49

A palestra Magna do Encontro Internacional de Turismo Brasil/México realizada na noite da última quinta-feira, 04, no Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva pela professora doutora Maribel Osorio Garcia da Universidad Autónoma del Estado de México - UAEM - apontou os desafios e potenciais do intercâmbio entre o IFMT e a UAEM na área de profissionalização e investigação em turismo.

Para a professora Maribel Osorio, o intercâmbio pode resultar em várias ações. “Podemos estabelecer uma vinculação acadêmica com vários propósitos entre eles o intercâmbio de professores e mobilidade de alunos, a formação de professores, o desenvolvimento de pesquisas conjuntas na área de turismo, a realização de eventos científicos e trocas de conhecimentos entre as duas instituições na área de turismo”, afirmou Maribel.

A palestra foi parte da programação do Encontro que aconteceu durante toda a semana. A aula reuniu alunos, professores do curso de Bacharelado em Turismo do Campus Cuiabá além de representante do trade turístico da capital. O evento contou ainda com um painel sobre os desafios da profissionalização e da investigação em turismo e o lançamento do Encontro Mato-grossense de Pesquisadores em Turismo EMPET que será realizado em setembro.

“Estamos estreitando esse laço com a UAEM e ficamos maravilhados com a quantidade de investigação que ocorre naquela universidade que possui mais de 50 anos de pesquisas na área. Dessa forma estamos viabilizando uma cooperação técnica na forma de intercâmbio de aprendizado tanto para nossos alunos quanto para nossos docentes”, afirmou a professora Ângela Carrion Carracedo, uma das organizadoras do Encontro e professora do curso de Bacharelado em Turismo.

Para o professor do Campus Cuiabá, Daniel Martins, que está concluindo o doutorado e realizou estágio na UAEM, o intercâmbio poderá acrescentar muito na formação de servidores e alunos do campus Cuiabá. “A universidade do México é referência para nós em pesquisa e produção de conhecimentos na área do turismo pois tem autores e professores altamente capacitados”, destacou.