O Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública é um projeto piloto que poderá ser expandido para todo o Brasil, destacou o reitor do IFMT

Publicado por: Reitoria / 4 de Março de 2016 às 09:26

O Reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, professor José Bispo Barbosa, destacou na fala de abertura do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública, ocorrido nessa terça-feira (01/03), no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT) que esse curso é o único no Brasil no formato de educação à distância, ofertado por uma instituição de ensino superior e que é um projeto piloto que poderá ser expandido para todo o Brasil. A aula marcou o início do curso que conta com 400 alunos matriculados, sendo policiais civis, militares e do corpo de bombeiros.

O curso é resultado de uma parceria entre o IFMT - Campus Cuiabá, o Ministério da Justiça através da SENASP - Secretaria Nacional de Segurança Pública, e a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso. Para esse curso o IFMT - Cuiabá adotou a matriz curricular proposta pela Rede EAD/SENASP.

O Reitor destacou a importância e a qualidade da qualificação ofertada pelo IFMT. “Somos uma instituição centenária reconhecida pela qualidade da educação ofertada. Nesse curso estamos buscando os melhores profissionais do mercado para garantir a qualidade da formação e ao final excelentes profissionais”, enfatizou. O reitor acrescentou aos participantes que o curso por apresentar o formato de educação à distância requer do aluno dedicação e empenho.

Durante a aula inaugural foi apresentado um vídeo da Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, dando boas-vindas aos alunos do curso. Regina Miki falou no vídeo que o governo federal entende que capacitar os profissionais é dar oportunidade a esses profissionais de estudar, sendo a melhor forma de apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, dos governos estaduais e das secretarias do estado.

“A sociedade ganhará muito com essa parceria do Instituto Federal e a Secretaria de Segurança Pública”, afirmou o Cel. Clelcimar Rabelo, Comandante Adjunto da PM em Mato Grosso, durante a aula inaugural. Clelcimar disse também que o curso é a melhor maneira de colaborar no combate à violência. “Essa qualificação contribuirá muito para que o policial atue com mais eficiência na prevenção do crime”, destacou.

O delegado adjunto da Polícia Judiciária Civil, Rogério Atílio Modeli destacou a importância da qualificação dos profissionais da segurança pública, frisando que atirar é a última medida e que hoje mais do que nunca o policial precisa de conhecimento para desempenhar sua função.

“É o primeiro curso ofertado por um Instituto nessa área. Temos certeza de que servirá de referência para muitos outros.”, ressaltou Nelson Suzuki, Diretor-Geral do Campus Cuiabá. Suzuki disse ainda que os policiais do estado de Mato Grosso estarão mais preparados e habilitados para gerenciar de forma pacífica os conflitos.

A  duração do curso compreende o período de dois anos, com a carga horária de 1.910 horas/aula, que ocorrerá por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da SENASP. Além das aulas no ambiente virtual o curso prevê um encontro mensal que será realizado no Campus Cuiabá. As avaliações serão presenciais e a distância.

As fotos podem ser conferidas no facebook do IFMT - www.facebook.com/IFMT.Oficial

Juliana Michaela/Ascom/Reitoria

Jones Martinho/ Ascom /Campus Cuiabá