início do conteúdo

Mestrado em Ensino PPGEn/UNIC/IFMT faz aula inaugural para Turma 2017

Publicado por: Reitoria / 17 de Março de 2017 às 10:01

O Programa de Pós Graduação em Ensino em associação com o IFMT / Unic realizou a aula inaugural para a Turma 2017 na última sexta-feira, dia 10 de Março. Na abertura houve apresentação do corpo docente aos novos mestrandos 2017. Na ocasião também houve uma palestra com a pesquisadora e professora da UFMT, Dra Ludmila Lima Brandão, que contou com a ilustre presença reitora substituta do IFMT, Glaucia Mara de Barros, do Diretor Geral Eleito Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, Cristovam Albano da Silva Júnior.

O Coordenador Substituto do PPGEn IFMT, professor Dr Ronaldo Senra deu boas vindas à turma e agradeceu a presença e apoio da Reitoria do IFMT, da Pró Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFMT, e da Direção Geral do Campus Cuiabá Cel. Octayde.

O Diretor Geral eleito do Campus Cuiabá Cel. Octayde, professor Cristovam da Silva reafirmou a importância do PPGEn, localizado no Campus Cuiabá enquanto um curso permanente da instituição e que vem de acordo com as políticas institucionais.

A reitora substituta do IFMT, Glaucia Barros, parabenizou os novos mestrandos e afirmou que a reitoria e nova gestão eleita apoia e continuará dando suporte a pós-graduação e na perspectiva de fomentos para a pesquisa no IFMT.

A professora Dra Ludmila Lima Brandão, palestrante convidada falou sobre “As Humanidades em face das Ciências; as poéticas em face dos métodos: provocações e desafios” tema de artigo publicado na Revista Brasileira de Pós-Graduação RBPG, que “a partir de importantes reflexões realizadas sobre aspectos da ciência contemporânea, visou explorar as assimetrias que persistem entre os saberes no âmbito da academia, assim como analisar a posição historicamente subalterna das Humanidades, argumentando em favor da distinção entre elas e as Ciências em função de especificidades inconciliáveis, e em última instância, a combater as assimetrias”.

Ela salientou ainda que “entre os critérios de distinção, abordar os modos de produção de texto em suas implicações para a avaliação da produção intelectual. Será abordado igualmente o “método” como procedimento hegemônico da pesquisa científica, que nos estudos em Humanidades se revela, em termos gerais, inaplicável, podendo e devendo, como propõe este texto, ceder lugar à ideia de poéticas de investigação”.

 Com informações do PPGEn/UNIC/IFMT

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200

Telefone: (65) 3318-1403

Cuiabá/MT