JEnPEx abre espaço para tecnologias sociais na edição de 2019

Publicado por: Campus Cuiabá / 6 de Novembro de 2019 às 15:48

JEnPEx abre espaço para tecnologias sociais na edição de 2019

A Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva – JEnPEx, apresentou neste ano uma série de tecnologias sociais vivenciada dentro e fora da instituição como yoga, teatro, música, empreendedorismo, exposições e iniciativas de cuidado com o ambiente e o patrimônio histórico que chamaram atenção dos participantes.

Entre essas iniciativas está o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Qualidade de Vida do campus que através de uma oficina apresentou as ações que realiza periodicamente dentro da intuição. “E forma de mostrar como as terapias pode contribuir com a qualidade de vida no ambiente de trabalho e consequentemente em nossa vida cotidiana”, explicou Giovani Nascimento, membro da comissão que compõe o Núcleo.

A oficina contou com a presença de 30 participantes e foi aplicada de forma integrativa entre os membros de núcleo conforme destacou a psicóloga do campus e coordenadora do NQV Isabela Pimentel. “Cada voluntário apresentou sua habilidade como a massoterapia, quiropraxia, meditação, acupuntura, pranic healing e shiatsu”, salientou.

Outra iniciativa importante da JEnPEx foi a Feira dos Aposentados, onde servidores aposentados e pessoas de comunidades beneficiadas com projetos de extensão puderam apresentar seus produtos. “Foi muito bom retornar a escola, rever os amigos e ainda apresentar meu artesanato”, afirmou a professora aposentada Renilda Almeida.

Além dessas duas iniciativas a Jornada contou com a peça de teatro: Funeral da Amazônia, do professor Daniel Rosa; a oficina de yoga com o professor Gastão Júnior, oficinas e palestra sobre o uso da voz, com as professoras Cristiane Puertas e Ana Cecilia; e minicursos sobre o empoderamento feminino com as professoras Tatiane Oliveira, Dejenana Campos e Dálete Alburqueque.

Outra importante ação foram as parcerias com o Juvam e IPHAN. O Juizado Volante Ambiental do Tribunal de Justiça trouxe para a Jornada a oficina de arborização urbana e plantio de mudas que é parte do programa Verde Vivo. Já o IPHAN promoveu uma visita a pé pelo Centro Histórico de Cuiabá.

Fotos: Isabela Pimentel e Jones Martinho