Inscrições para Mestrado em Ensino começam dia 25 de janeiro

Publicado por: Reitoria / 21 de Janeiro de 2021 às 15:13

Estarão abertas, no período de 25 de janeiro a 07 de fevereiro de 2021, pelo endereço eletrônico https://selecao.ifmt.edu.br/ as inscrições do Processo Seletivo para ingresso no Mestrado em Ensino para a turma 2021. O Instituto Federal de Mato Grosso lançou o edital nº 107/2020/PPGEn/CBA/IFMT em dezembro passado.

O candidato deverá preencher um formulário eletrônico de inscrição e realizar o upload dos documentos exigidos no sistema Q-Seleção - https://selecao.ifmt.edu.br/. Após essa etapa, é necessário imprimir o boleto bancário e pagar a taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais), obrigatória para os que não forem contemplados pela isenção de pagamento (Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013).

O processo Seletivo ofertará a isenção total do pagamento das taxas ao candidato que comprovar cumulativamente: renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ter cursado o ensino médio e ensino superior completo na rede pública ou como bolsista integral em instituição da rede privada; preencher, eletrônica e corretamente, todos os itens do formulário de inscrição e do questionário socioeconômico no sistema Q-Seleção - https://selecao.ifmt.edu.br/

Para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá comprovar os requisitos apontados no edital, no período de 25 a 29 de janeiro de 2021, encaminhando os documentos listados para o e-mail: ppgen@cba.ifmt.edu.br (escaneados, em arquivo único no formato PDF) até a data limite.

Sobre o Mestrado em Ensino

O curso é um mestrado acadêmico ofertado em associação ampla entre o IFMT e a Universidade de Cuibá (UNIC) com as linhas de pesquisa:

Linha 1 - Ensino de Linguagens e seus Códigos;
Linha 2 - Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Escolar;
Linha 3 - Ensino de Matemática, Ciências e suas Tecnologias;
As aulas ocorrem, quinzenalmente, nas sextas e sábados, conforme calendário previamente disponibilizado.

O curso oferta neste edital o total de 15 (quinze) vagas para matrícula no IFMT, distribuídas para a turma do primeiro semestre de 2021. Reserva-se 3 vagas, sendo 1 (uma) vaga para cada linha de pesquisa, a candidatos de Políticas de Ações Afirmativas autodeclarados negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência em atendimento à Portaria Normativa 13/2016/MEC.

A UNIC, instituição parceira na oferta deste curso, realizará processo seletivo com edital próprio destinado ao preenchimento das vagas ofertadas pela referida instituição. O curso reserva-se o direito de não preenchimento total das vagas, em caso de avaliação insatisfatória/insuficiente dos candidatos.

A seleção de candidatos será feita em duas fases:

Fase I (Eliminatória e Classificatória): Análise curricular;
Fase II (Eliminatória e Classificatória): Arguição do projeto.

O resultado preliminar está previsto para ser divulgado no dia 12 de março e o resultado definitivo, no dia 18 de março de 2021. As matrículas serão feitas nos dias 22 a 24 de março e o início das aulas será em abril de 2021.

Para mais informações, acesse, abaixo, o Edital 107/2020.