IHGMT recebe exposição de professor e ex-aluna do Campus Cuiabá

Publicado por: Campus Cuiabá / 30 de Julho de 2019 às 12:32

IHGMT recebe exposição de professor e ex-aluna do Campus Cuiabá

O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso recebeu no período de 24 a 26 de julho a Exposição Fotográfica e Pictórica – Olhares Entrecruzados: uma carto(grafia) cultural do Vale do Rio Cuiabá, com trabalhos de pintura e desenhos do professor  Roberto Corbalan e com desenhos da ex-aluna Joyce de Arruda Aquino.

A exposição fez parte das comemorações do centenário da instituição a dos 300 anos de Cuiabá. Além do professor Roberto Corbalan e da ex-aluna Joyce Aquino, a exposição incluiu a produção do fotógrafo Antônio Alexandrino Siqueira e a curadoria da professora aposentada do Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, Zuleika de Arruda e de Felipe de Carvalho membros do IHGMT.

Para a presidente do IHGMT, Elizabeth Madureira de Siqueira, é muito gratificante e prazeroso uma exposição ter sido organizada por dois sócios que tomaram posse em agosto de 2018. “Essa exposição revela a força solidária e a determinação dos membros desta casa em apoiar nossa Instituição para que ela sirva de referência cultural e histórica aos nossos jovens e a sociedade cuiabana”, frisou Elizabeth Madureira.

A exposição foi visitada por mais de 300 pessoas a maioria alunos de escolas particulares e do IFMT campus Cuiabá. Para aluna Barbara Moreira, 4º ano de Edificações, a exposição contribui para o conhecimento da cultura cuiabana e para que essa cultura não se perca. “Quando a gente vem num lugar histórico para apreciar esses trabalhos nós temos realmente a noção do quanto nossa cultura é rica e o quanto devemos trabalhar para sua preservação”, afirmou.

O evento foi resultado de parceria do IHGMT com o Campus Cuiabá e contou com a participação dos formandos Márcio Alves da Silva, Ana Carla de Lara e Eder José da Silva Barros; do professor Arivan Salustiano, da professora Nadir Bitencourt e dos acadêmicos de Bacharelado em Turismo  Ramilson Barbosa e Kácia Alves.

Desde 2018, o IHGMT firmou convênio com o IFMT para capacitar e treinar estudantes junto ao acervo do IHGMT, valendo horas de estágio. “Sentimo-nos muito felizes com a atuação do IFMT e de seus alunos, formandos e graduandos, o que tem assegurado ao IHGMT um regular funcionamento, com a presença dessa equipe que participa efetivamente das atividades da nossa centenaria instituição”, finalizou Elizabeth Madureira.

Com assessoria do IHGMT.