Campus Primavera do Leste tem grupo de estudantes classificado em desafio internacional

Publicado por: Campus Primavera do Leste / 13 de Novembro de 2019 às 09:19

O grupo formado por Gabriel Macedo, Rodrigo Silva, Ana Luiza Lorenzzon, Jhonatan Nadal, Gustavo Alerrandro e Pedro Teixeira, estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação (ECA) do IFMT campus Primavera do Leste, está classificado para a fase final do “Innovation and Sustainability Managerial Challenge”, um desafio internacional que objetiva promover o debate da solução de questões ambientais e de sustentabilidade de companhias por meio da inovação.

O evento, promovido pela International Business School (IBS) Americas em parceria com fundações e universidades públicas e privadas dos Estados Unidos e da Europa, incentiva estudantes e recém-formados a refletirem sobre oportunidades em inovação, especialmente ligadas à tecnologia, que contribuem na redução do impacto ambiental causado pelas empresas e suas atividades. Os melhores grupos poderão ganhar bolsas de estudos internacionais em instituições como a California State University e a State University of New York, nos EUA, ou a italiana Fondazione CUOA e o Pearson College de Londres.

O grupo de estudantes mato-grossenses desenvolve a possibilidade de transformar a água que excede do funcionamento dos aparelhos de ar condicionado em água potável por meio de um processo de purificação à base de um composto feito a partir da semente da moringa oleífera, árvore encontrada com facilidade em solo brasileiro.

Segundo Gabriel Macedo, componente do grupo, “A ideia pode abrir portas para novos projetos e possibilidades de aplicação no quesito da purificação em geral. Nós visamos trazer uma forma alternativa de utilização, aproveitando um recurso que até então era descartável, e que pode no futuro ser produzido em larga escala e proteger os mananciais de água doce. Desde que soubemos do evento, decidimos nos dedicar ao máximo e mostrar o nosso potencial e o de nossa região, tendo em vista que concorremos com pessoas do mundo inteiro, incluindo países como Chile, Filipinas, e Marrocos.”.

Os resultados desta pesquisa poderão auxiliar em muito o meio ambiente, reaproveitando a água imprópria para consumo que normalmente é descartada nos processos de condicionamento de ar, proporcionando sua utilização como água potável, diminuindo assim o consumo de água diretamente captada dos mananciais, preservando fontes naturais como lençóis freáticos, rios e lagos.

O grupo de estudantes do IFMT disputa com outros grupos do Brasil e de vários países do mundo, como Chile, Marrocos e Filipinas. A escolha dos vencedores se dará por meio de votação on-line nos vídeos enviados para a IBS Americas com os projetos, e todos podemos auxiliar o grupo de Mato Grosso conhecendo sua proposta e votando no vídeo deles por meio do endereço https://www.facebook.com/IBSAmericas/videos/794321170990176/. A votação vai até a próxima sexta, dia 15!

Todo o sucesso a nossos esforçados estudantes do IFMT!