IFMT participa de pesquisa de demanda por mestrado em rede em Administração Pública

Publicado por: Reitoria / 7 de Fevereiro de 2018 às 15:58

Uma pesquisa para conhecer o perfil dos servidores com interesse em um Mestrado Profissional em Rede em Administração Pública (PROFADM) está sendo realizada até o dia 12 de fevereiro. A pesquisa pode ser respondida pelo link: goo.gl/forms/UmdsIqbWPesNAuz42

A iniciativa surgiu em 2017, com a criação de um grupo de trabalho, durante o Fórum de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação dos Institutos Federais (FORPOG). A proposta de criação do mestrado está sendo elaborada em conjunto por 13 Institutos Federais das regiões sudeste, sul, nordeste e centro-oeste, entre eles o IFMT, que terá Cuiabá como um dos polos do programa.

“Esse levantamento está sendo feito para comprovar que existe a demanda e o interesse por mestrado profissional na administração pública. É importante que os gestores e técnicos administrativos participem, preencham os questionários e, posteriormente, se inscrevam nesse que será um dos poucos programas de pós graduação nessa área no país e pode ser muito útil à instituição”, afirmou o professor do Campus Bela Vista, Alencar Bacarji, representante do IFMT no grupo de trabalho do curso.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFMT, Wander Barros falou das dificuldades enfrentadas pelas instituições para obter a aprovação de programas de mestrado na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da necessidade de atuar em rede.

“O desafio de trabalhar com programas de pós-graduação é cada vez maior devido às normas e exigências da Capes. Hoje é bem complicado conseguir o aporte para aprovar um aplicativo de propostas de cursos novos (APCN) isoladamente. E os mestrados em rede facilitam para que todo o trabalho intelectual e científico de uma determinada área possa estar mais acessível à comunidade”, pontuou o pró-reitor.

Após a pesquisa, caso a comunidade responda de forma positiva, o grupo de trabalho vai elaborar o parecer final, montar o APCN e encaminhar à Capes, até 1º de junho, para que a proposta seja avaliada.

Ascom IFMT - Com informações do Ifes