IFMT lança edital com 350 vagas para especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica

Publicado por: Reitoria / 20 de Outubro de 2020 às 11:55

O Instituto Federal de Mato Grosso lançou o edital nº 88/2020 de processo seletivo para preenchimento de 350 vagas na Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT) – oferecido na modalidade a distância, para o segundo semestre de 2020. As vagas serão distribuídas por Polos de Apoio Presencial UAB (Colíder, Comodoro, Confresa, Cuiabá, Juína, Paranaíta e Primavera do Leste), respeitando os critérios estabelecidos neste edital. As inscrições estão abertas no período de 20 de outubro a 08 de novembro de 2020, e podem ser feitas no endereço eletrônico – https://selecao.ifmt.edu.br

Para se inscrever é necessário possuir diploma de graduação reconhecido pelo MEC, enquadrar-se no público a qual é destinado as vagas e apresentar a documentação exigida neste edital. Das 350 vagas ofertadas, 35 vagas são destinadas aos candidatos de Políticas de Ações Afirmativas autodeclarados negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência em atendimento à Portaria Normativa 13/2016/MEC.

O candidato após preencher o formulário eletrônico de inscrição no sistema Q-Seleção (https://selecao.ifmt.edu.br/), deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa no valor de R$ 80,00. O prazo final de pagamento das inscrições será no dia 09 de novembro de 2020.

Os candidatos que desejarem solicitar a isenção de pagamento devem se atentar ao prazo, que é de 20 a 26 de outubro de 2020. Além disso, é necessário apresentar a documentação exigida no edital para o e-mail: proen.dpi@ifmt.edu.br

A seleção de candidatos ocorrerá em duas fases:

• Fase I: Inscrição e envio da documentação conforme critérios estabelecidos neste edital.
  • Fase II (Classificatório/eliminatório): Análise do Currículo e Memorial descritivo.

O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 29 de outubro de 2020. No dia 10 de novembro será divulgado o resultado das inscrições deferidas, tanto geral, como das ações afirmativas. O resultado preliminar dos aprovados será no dia 12 de novembro e o resultado final no dia 16 de novembro de novembro.

Sobre a especialização

A Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT) tem o objetivo de capacitar professores que atuam nas áreas técnicas dos cursos da rede municipal, estadual e federal, para lecionarem nas ofertas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especialmente para os Cursos Técnicos de Nível Médio; estimular a produção e difusão de conhecimentos sobre a EPT como campo de estudos; e promover a Educação a Distância como estratégia educativa, especialmente na Educação Profissional.

O curso terá duração de 12 (doze) meses, distribuídos em um calendário acadêmico de atividades de estudo, aulas, atividades práticas, avaliações presenciais e defesa de Trabalho Final de Curso (TFC). A ocorrência dos momentos presenciais poderá ser revista devido à situação de pandemia por Covid 19.

A especialização será ofertada na modalidade a distância, via plataforma Moodle, com atividades avaliativas aplicadas de forma presencial, nos polos de apoio presencial com vagas disponibilizadas.