IFMT está presente com a segunda maior delegação na etapa nacional dos JIFs 2018

Publicado por: Reitoria / 17 de Outubro de 2018 às 10:32

Com 108 estudantes e servidores, o Instituto Federal de Mato Grosso está com a segunda maior delegação na Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) 2018, em Fortaleza, no Ceará (CE). A delegação de Mato Grosso irá competir nas 11 modalidades modalidades esportivas: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

O chefe da delegação do IFMT, Marcelo Skowronski, declarou que a expectativa para os JIFs é muito grande para conquista de bons resultados. “Nossos alunos vem treinando desde o início do ano, acreditamos que conseguiremos algumas medalhas nessa etapa nacional. Em especial, no atletismo e algumas modalidades nos esportes coletivos”, destacou.

O Pró-Reitor de Extensão, Marcus Taques, ressaltou a presença do IFMT nos Jogos Nacionais mostra o trabalho de fortalecimento da instituição nas atividades de extensão. “Visualizamos o esporte como parte importante na formação dos nossos estudantes, isso pode ser observado no tamanho da nossa delegação que só perde para o campus sede do evento”.

A abertura da etapa nacional dos JIFs ocorreu ontem (16), à noite, no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (16). A cerimônia foi marcada por uma apresentação do grupo cultural do IFCE, Miraira, e pelo tradicional desfile das delegações, além do acendimento da pira olímpica. Arquibancada estava cheia, com torcida animada e muito atleta cheio de talento para mostrar.

De acordo com o reitor Virgílio Araripe, os jogos demonstram a importância que o esporte tem para a formação dos estudantes. “Com esse evento, o IFCE está deixando uma marca na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, mostrando que, além de educação de excelência, ofertamos esporte, cultura, pesquisa e extensão”.

Presente na solenidade, o secretário da Setec, Romero Raposo, ressaltou a massiva participação dos institutos federais nos JIFs 2018. “Essa integração é fundamental para a vida desses jovens". Já o presidente do Conif, Roberto Gil Almeida, elogiou a organização do evento. “O IFCE está de parabéns por ofertar toda essa estrutura aos estudantes”.

Para Kleber Ribeiro, coordenador geral da Etapa Nacional dos JIFs 2018, o objetivo da competição é promover a educação, a cultura e a formação. “Toda essa vivência até domingo é muito importante para a formação desses jovens. Todos aqui já são grandes vencedores e certamente daqui sairá talentos que brilharão no esporte”

O grande diferencial dos JIFs 2018 é que pela primeira vez a etapa nacional acontece em um só espaço devido às dimensões e à boa estrutura do CFO que reúnem, em 85 mil m², as condições ideais para que os atletas busquem seus melhores resultados.

Organizado pelo IFCE em parceria com outras instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, os JIFs contam com 1035 atletas oriundos de 35 institutos federais que representam as cinco regiões do Brasil. Até o próximo domingo, serão disputadas 11 modalidades esportivas: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Para conferir a programação completa dos JIFs 2018 e a tabela de jogos, acesse aqui.

Ascom/Reitoria/IFMT com informações da Ascom/IFCE