IFMT e Marinha realizam curso de Formação de aquaviários a pescadores de Poconé

Publicado por: Reitoria / 26 de Setembro de 2018 às 13:46

Uma parceria entre o IFMT, a Marinha do Brasil – Delegacia Fluvial de Cuiabá e a prefeitura municipal de Poconé possibilitará a qualificação profissional a 30 pescadores do município. A aula inaugural do curso de Formação de Aquaviários – pescador profissional nível I foi ministrada pelo reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, no auditório do Sindicato dos Servidores Municipais de Poconé (Sismup), na noite de terça-feira (18).

Participaram da solenidade o pró-reitor de Ensino, Carlos Câmara, o diretor do campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva, Cristóvão Albano, o delegado fluvial de Cuiabá, capitão de corveta Tiago Cristiano Muniz Santos, o prefeito de Poconé, Atail Marques do Amaral, a secretária municipal de Educação, Ornela Falção, além de alunos e familiares.

Com carga horária de 112 horas, o curso, que será realizado no Centro de Referência IFMT – Poconé, administrado pelo campus Cuiabá, contempla disciplinas como Atividade de pesca I, Condução e operação de embarcações de pesca e Segurança em operação de embarcações de pesca, ministrados pelo IFMT, além de Sistema de propulsão a motor diesel, Conhecimentos elementares de primeiros socorros, Técnicas de sobrevivência pessoal, Prevenção e combate a incêndio e Atividade extraclasse, ministrados pela Marinha.

A intensa procura pelo treinamento surpreendeu a equipe da secretaria municipal. Foram 42 inscritos disputando as 30 vagas ofertadas. “Em menos de dois dias já tínhamos concluído as inscrições. Isso mostra a necessidade de buscarmos novos cursos para que nossa população tenha mais condições de se qualificar. Queremos que o IFMT se enraíze aqui”, afirmou Ornela Falcão.

Para o capitão Tiago Cristiano, o momento é de retomada do trabalho da Marinha em um dos 66 municípios da área de jurisdição da delegacia. “Há muito tempo a delegacia não realizava esse curso de pescador. Parabenizo a todos pela busca de aprimoramento. É um investimento importante não apenas para cada um de vocês mas para todas as famílias”, observou.

Na avaliação do reitor Wilian de Paula, este curso pode ser o primeiro de outros a serem realizados em parceria com a Marinha. “Estou certo de que com esses dias de capacitação vocês despertarão para outras oportunidades. Juntos (Marinha e IFMT) podemos estudar outras possibilidades de atendimento. E outros municípios se espelharão nesta iniciativa em que os protagonistas estão sendo todos vocês. Uma certificação do IFMT e da Marinha tem um peso muito forte”, asseverou o reitor.

Expectativas – O autônomo Rosário Gonçalo Vieira de Almeida, 44 anos, o auxiliar de serviços gerais Gonçalo de Moraes, 32 anos, e o pescador Joadil Moraes Luz, 23, que já trabalharam no setor de turismo estão otimistas com o curso. “Não é toda hora que surge uma oportunidade como esta, então não dava para perder. Estou querendo um serviço melhor e quando surgem vagas de emprego precisa de qualificação”, reconhece o pescador Joadil.

O encerramento do curso está previsto para 10 de outubro.