IFMT abre inscrições para Exame de Seleção com oferta de 2810 vagas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio

Publicado por: Reitoria / 23 de Agosto de 2016 às 13:44

Instituto Federal Mato Grosso (IFMT) está com inscrições abertas para o Exame de Seleção 2017/1 (Edital 69/2016) com oferta de 2810 vagas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertadas pela Instituição, distribuídas em 19 campi 2 núcleos avançados: Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva, São Vicente, Cáceres - Professor Olegário Baldo, Cuiabá - Bela Vista, Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste, Campo Novo do Parecis, Juína, Confresa, Rondonópolis, Sorriso, Várzea Grande, Barra do Garças, Primavera do Leste, Alta Floresta, Tangará da Serra, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Sinop, Guarantã do Norte e, ainda, nos núcleos localizados em Paranaíta e Jaciara.

Os candidatos devem efetuar sua inscrição exclusivamente pelo site da Seleção, no período de 22 de agosto a 4 de outubro de 2016. Após preencher o formulário de inscrição e questionário socioeconômico, o candidato deverá imprimir o boleto da taxa de inscrição, no valor de R$ 40,00 e efetuar seu pagamento na rede bancária. No dia 14 de outubro, serão disponibilizadas as relações de candidatos inscritos, assim como o ensalamento para a realização das provas.

A prova do Exame de Seleção 2017/1 será aplicada no dia 20 de novembro, das 14 às 17 horas e 30 minutos, constando de 25 questões na disciplina de língua portuguesa e 25 questões na disciplina de matemática. Os locais de prova podem já ser previstos, uma vez que cada curso possui o(s) município(s) específico(s) de aplicação do exame, constantes no edital. Na relação a ser publicada no dia 14 de outubro, o candidato então poderá conhecer a escola/local e número da sala ao qual estará ordenado.

O resultado do Exame de Seleção será publicado no dia 28 de dezembro de 2016. O período de matrículas para os candidatos aprovados será de 9 a 13 de janeiro de 2017, na Secretaria Geral de Documentação Escolar do Campus para o qual o candidato se inscreveu. A segunda chamada será divulgada no dia 20 de janeiro de 2017 e o período de matrículas é previsto para o período entre 23 e 26 de janeiro de 2017. Caso seja necessário, mas chamadas serão realizadas, sempre publicadas no site da Instituição.

Isenção de pagamento da taxa de inscrição: Poderá solicitar a isenção de pagamento de taxa de inscrição, no período de 22 a 26 de agosto de 2016, candidatos que atendam aos pré-requisitos: ter estudado todo o ensino fundamental rede pública de ensino; não ter estudado na rede particular, a não ser como beneficiado por bolsa integral de estudos; comprovar residência em Mato Grosso; comprovar renda familiar não superior a 2 (dois) salários-mínimos e preencher o formulário de inscrição e questionário socioeconômico no site da Seleção. Após realizar sua inscrição no site, o candidato à isenção deverá protocolar (entregar) os documentos comprobatórios requisitados no Edital, no Campus para o qual se inscreveu.

Reserva de vagas: De conformidade com a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, regulamentada pelo Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012, e normatizada pela Portaria nº 18, de 11 de outubro de 2012, publicada no D.O.U em 15/10/2012, o IFMT estabelece a reserva de vagas, de 50% (cinquenta por cento) em todos cursos e turnos, para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental, isto é, do 1º ao 9º anos em Rede Pública de Ensino: Municipal, Estadual ou Federal, observadas as seguintes condições: a) 50% (cinquenta por cento) das vagas reservadas para cotistas serão destinadas a candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, isto é, R$1.320,00 (mil trezentos e vinte reais), das quais 62% (sessenta e dois por cento) serão preenchidas por candidatos que se autodeclararem, no ato da inscrição, pretos, pardos e indígenas, e 38% (trinta e oito por cento) por concorrentes de outras etnias; b) 50% (cinquenta por cento) das vagas reservadas para cotistas serão destinadas a candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 (um e meio) salário-mínimo per capita, isto é, R$1.320,00 (mil trezentos e vinte reais), das quais 62% (sessenta e dois por cento) serão preenchidas por candidatos que se autodeclararem, no ato da inscrição, pretos, pardos e indígenas, e 38% (trinta e oito por cento) por concorrentes de outras etnias.

Acesse link para inscrições: https://selecao.ifmt.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=3495

Quadro de vagas , cursos e campi

CAMPUS CURSO TÉCNICO VAGAS
CAMPUS DIAMANTINO  ADMINISTRAÇÃO  70
CAMPUS GUARANTÃ DO NORTE AGROPECUÁRIA   70
  TOTAL 2810

Edital 069/2016 - "Exame de Seleção 2017/1 - Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio" anexo.