Exposição na Assembleia Legislativa de MT homenageia 109 anos do Campus Cuiabá

Publicado por: Campus Cuiabá / 3 de Dezembro de 2018 às 11:18

Exposição na Assembleia Legislativa de MT homenageia 109 anos do Campus Cuiabá

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso promove até o dia 15 de dezembro uma exposição de fotos em homenagem aos 109 anos do Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva. As dezenas de fotos distribuídas em 26 painéis mostram momentos históricos da escola como desfiles cívicos, jogos, galerias de ex-diretores e ex-alunos, além de fotos de importantes personalidades que estudaram na instituição.

Na abertura da exposição, o ex-aluno "Luiz Eduardo", hoje o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, se emocionou ao falar. “É muito bacana estar aqui, ver as fotos e recordar tudo, emociona. Eu entrei quando ainda era escola industrial em 1970 e fiz o curso de mecânica de automóvel. Lá fiquei por sete anos e aprendi muito com professores, diretores e colegas”, recordou.

Já o deputado Wilson Santos falou de gratidão: “Eu devo muito a esta escola, hoje instituto, tive ali grandes professores”. Para Santos, a exposição também leva uma análise sobre que tipo de escola queremos e ver na escola técnica um modelo que pode ser seguido.

As fotos mostram as diversas fases institucionais do IFMT como a Escola de Aprendizes de Artífices que formavam os jovens no início do século para as profissões de sapateiro, serralheiro e tipógrafo. Depois como Escola Industrial, ofertando cursos profissionalizantes. Em seguida Escola Técnica Federal, oferecendo cursos Técnicos no Ensino Médio, e hoje o Instituto Federal com cursos Técnicos, de graduação, pós-graduação e mestrado.

“Passamos por várias fases. Não é uma tarefa fácil, mas é gratificante ver o jovem entrar na instituição com 14 anos, adolescente, muitos sem perspectiva de vida, passar atualmente em média de 3 a 3,5 anos conosco e sair adulto, preparado para a vida e para o mercado de trabalho”, afirmou o diretor-geral do Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva, Cristovam Albano.

Cristovam destacou ainda que ao longo desses 109 anos de trabalho, o IFMT formou cidadãos que fizeram e fazem a diferença para o Brasil e para Mato Grosso. Entre essas personalidades estão os atuais deputados Eduardo Botelho e Wilson Santos; as desembargadoras Maria Helena Póvoas, Sirley Marcondes Alves e Helena Ramos; o procurador de Justiça do MPE (Ministério Público Estadual), Paulo Roberto Jorge do Prado, o vice-reitor da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) professor Evandro Aparecido Soares.

“Também temos ex-alunos que hoje trabalham no TCU (Tribunal de Contas da União), no Google dos Estados Unidos, no Inpe ( Instituto de Pesquisas Espaciais) e na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Um exemplo de profissional bem-sucedido foi o que projetou e desenvolveu o show de luzes e som da cerimônia de abertura do Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”, citou Cristovam Albano.

Com Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa