início do conteúdo

Exposição e minicurso Afro-Indígena-Pantaneiros surpreendem público

Publicado por: Campus Cuiabá / 21 de Novembro de 2016 às 17:10

Exposição e minicurso Afro-Indígena-Pantaneiros surpreendem público

“Foi uma grande descoberta”, foi assim que a aluna Natália Dourado, estudante do curso de Técnico em Informática, avaliou a exposição Patrimônio Imaterial Afro-Indígena-Pantaneiro em Mato Grosso que marcou o último dia VII Áfricas e IX Encontro Nacional de Estudos Dirigidos para Mulheres (Enedim) no Campus Cuiabá.

Além da exposição foram realizadas oito oficinas, nove minicursos, feira cultural gastronômica e apresentações culturais. Para Natália Ramirez, estudante de história da UFMT, que visitou a exposição e participou do minicurso sobre o Patrimônio Imaterial, não tem como falar da cultura mato-grossense sem reconhecer a contribuição dos povos indígenas.

O minicurso Patrimônio Imaterial Afro-Indígena-Pantaneiro em Mato Grosso foi ministrado pela Professora Thereza Presotti da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e complementou a exposição de mesmo nome que trouxe elementos da cultura ribeirinha, afro-brasileira e indígena como fotografias, roupas tradicionais e instrumentos musicais demonstrando a ligação entre os povos.

A exposição fica aberta a visitação na Sala de Memória e no Hall de Entrada do Campus Cuiabá e pode ser visitada até o dia 14 de dezembro.

Foto: Bianca Fujimori

Bianca Fujimori - Estagiária de jornalismo

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200

Telefone: (65) 3318-1403

Cuiabá/MT