Evento sobre inclusão de pessoas com deficiência nas atividades desportivas movimentou campus Cuiabá

Publicado por: Campus Cuiabá / 27 de Agosto de 2019 às 11:28

O Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva realizou na última sexta, 23, uma extensa programação sobre acessibilidade com ênfase em inclusão de pessoas com deficiência nas atividades de Educação Física. O evento teve palestras e demonstrações de práticas desportivas como o basquete sobre cadeiras de rodas e o goalball esporte praticado por deficientes visuais.

As atividades envolveram principalmente os alunos dos segundos anos do curso de Técnico em Secretariado e foi resultado de uma parceria organizada pela professora Larissa Kawashima, coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Física, com o NAPNE - Núcleo de Apoio a Portadores de Necessidades Especiais e o apoio do servidor Alex Soares do campus São Vicente e do Governo do Estado de Mato Grosso.

Para a aluna Brysa Fernanda do curso de Técnico em Secretariado, a aula foi uma experiência enriquecedora. “A gente pôde compreender um pouco desse universo dos deficientes e começar a se importar mais e ver com outros olhos o quanto precisamos melhorar a relação com eles”, afirmou Brysa que em companhia de outros alunos assistiram a palestra e vivenciaram no ginásio de esportes os esportes adaptados.

De acordo com o palestrante Robson Andrade, mestrando da UFMT, que possui pesquisas na área de inclusão de cadeirantes nos esportes, os jovens são os melhores instrumentos de mudança. “A partir da juventude é que começamos a acreditar e incutir neles a importância de perceber esse publico e assim no futuro tê-los como colaboradores efetivos da inclusão social através dos esportes”, frisou Robson que é coordenador da equipe de atletas de basquete sobre rodas.

Robson destacou também que os números da Organização Mundial de Saúde justificam ações como a realizada pelo campus Cuiabá. “No mundo temos sete bilhões de pessoas, desse total, um bilhão conta com algum tipo de deficiência. No Brasil dos 200 milhões de habitantes, cerca de 45 milhões são deficientes. Já o Estado de Mato Grosso possui 700 mil pessoas com algum tipo de deficiência”, explicou Robson Andrade.

Já para o Professor Luiz Tamba, coordenador de Inclusão da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, a iniciativa do campus em trazer esse tema para dentro da escola é uma esperança de futuro para a inclusão social das pessoas com deficiência. “Estamos dando a oportunidade para que esses alunos vivenciem esse desafio que é a inclusão. E com essa vivência alcançaremos os familiares os amigos e assim construir uma visão diferente do que é a pessoa com deficiência”, frisou.

Presente no evento a superintendente de Políticas Públicas para deficientes do Governo do Estado, professora Tais de Paula, elogiou a iniciativa do campus em trazer a vivência para dentro da escola. “É essencial sensibilizar e mostrar para a sociedade que a pessoa com deficiência precisam estar inseridas em todas as atividades ofertadas pelo poder publico, inclusive nos esportes. Está de parabéns a escola pela iniciativa”, enfatizou Tais de Paula, que também é cadeirante.

Para a professora Larissa o objetivo foi atingido. “A atividade foi incrível! Para além das vivências com esportes paralímpicos, os alunos foram estimulados a se colocarem no lugar do outro e de experimentar a dificuldade do outro através da empatia, respeitando e valorizando as diferenças”, finalizou.