Eleições Presidenciais e a Boa Convivência no Campus

Publicado por: Campus Cuiabá / 19 de Outubro de 2018 às 11:08

Assunto: Eleições Presidenciais e a Boa Convivência no Campus

Caros Servidores,

É com preocupação que venho até vocês fazer uma solicitação, mas antes vou tentar explicar e ao mesmo tempo sensibilizar para a situação que estamos vivenciando no IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva.

Temos neste momento político, de eleições presidenciais em campanha para o segundo turno, observado um nível muito alto de animosidade entre os apoiadores de ambos os lados.  Isso tem acontecido em todas os meios possíveis de ser utilizado como mídia de campanha, chegando a debates acalorados entre os cidadãos brasileiros.  Mais recentemente os noticiários tem mostrado inclusive vítimas de violência física desse embate, uma inclusive,  comprovadamente fatal.

O reflexo disso chega até a comunidade interna de nosso campus, pois somos parte dessa sociedade que não tem conseguido manter o debate somente no viés ideológico, que produz o crescimento de todos, quando o objetivo é o de buscar o bem comum prioritariamente ao individual.  E é neste ponto que expresso novamente minha preocupação, dado que me chegaram relatos de embate entre nossos estudantes dentro do campus, em alguns casos com hostilização e intimidação pessoal, causando constrangimento entre pessoas que necessitam partilhar o mesmo ambiente de convivência acadêmica.

Dentre os relatos, de um colega docente e de nossa psicóloga, consta que alguns estudantes têm expressado desde o medo de estar presente até a vontade de não mais continuar seus estudos no campus, em função da perseguição sofrida, e neste ponto volto a enfatizar que os acontecimentos ocorrem com apoiadores/simpatizantes de ambos os candidatos.

Feito este relato, conclamo todos os servidores a apaziguar os ânimos próprios (pois somos exemplos constantemente observados) e também dos nossos estudantes, neste breve período que temos a percorrer até que se finalize o período eleitoral.  Enfatizo ainda, que temos muito a fazer em busca de melhorar a educação brasileira, independente de quem venha a assumir o posto de presidente de nossa nação, e para esta luta é preciso que tenhamos a consciência da necessidade de estarmos juntos, pois somos os promotores dessa educação pública e de qualidade que tanto prezamos e pregamos nossa crença.  Não a sustentaremos se não conseguirmos nos respeitar enquanto semelhantes.  Podemos e devemos defender nosso ponto de vista divergente, mas sempre respeitando a existência de nossos conviveres.

Em especial aos docentes peço que disseminem o princípio da boa convivência dentro de sala de aula, local em que mais tem ocorrido os fatos aqui descritos, segundo relatos dos próprios estudantes, de forma a efetivarmos a nossa missão de “Educar para a vida e para o trabalho”.

Bom final de semana a todos!

Cristovam Albano da Silva Júnior

Diretor Geral